10 livros que todo líder deve ler

Liderar é uma arte desafiadora que vai muito além de comandar pessoas. Um líder deve influenciar de forma positiva mentalidades e comportamentos. Para isso, é fundamental que o próprio líder tenha bons hábitos, atitudes conscientes e pensamentos bem direcionados.

Desta forma, um dos grandes segredos de um bom líder é o autoconhecimento. Nessa busca, é essencial a atualização constante dos seus conhecimentos. Nesse sentido, uma das melhores formas para fazer isso são os livros sobre liderança.

Além de estimular ideias, provocar reflexões e apresentar caminhos inspiradores trilhados por outros líderes, os livros ensinam muito sobre como os profissionais devem se relacionar com o mundo.

Quer ampliar seu repertório e saber mais sobre liderança?

A seguir, estão 10 livros com princípios que ajudam a enxergar a governança corporativa de forma mais clara e objetiva. Confira!

  1. Inteligência emocional — Daniel Goleman
Inteligência emocional — Daniel Goleman
Inteligência emocional — Daniel Goleman

Publicado pela primeira vez em 1995, este livro transformou a maneira de pensar a inteligência. Das fronteiras da psicologia e da neurociência, Goleman traz o conceito de “duas mentes” — a racional e a emocional — e explica como, juntas, elas moldam nosso destino. Partindo de casos cotidianos, ele mostra como a incapacidade de lidar com as próprias emoções pode minar a experiência escolar, acabar com carreiras promissoras e destruir vidas.

  1. A essência do líder — Warren Bennis
A essência do líder — Warren Bennis
A essência do líder — Warren Bennis

Considerado o cabeça dos gurus de liderança pela revista Forbes, Bennis argumenta que líderes não nascem prontos. Assim, por meio de uma obra filosófica e psicologicamente rica, o autor define liderança como algo que requer autoconhecimento e metas pessoais definidas. O livro traz lições indispensáveis sobre como criar um legado relevante, influenciando pessoas em nome de um mesmo objetivo.

  1. O poder de delegar – Donna M. Genett
O poder de delegar – Donna M. Genett
O poder de delegar – Donna M. Genett

São muitas as tarefas diárias de um gestor e só é possível desenvolvê-las quando se aprende a delegar. Neste livro, Genett mostra que muitos profissionais acabam tomando para si atividades que, se delegadas de maneira correta, com a objetividade e o detalhamento necessários, renderiam grandes resultados. E mais: proporcionariam o tempo, a tranquilidade e o distanciamento essenciais a uma gestão competente.

  1. Um novo jeito de trabalhar — Laszlo Bock
Um novo jeito de trabalhar — Laszlo Bock
Um novo jeito de trabalhar — Laszlo Bock

Laszlo Bock foi, por muito tempo, vice-presidente de Relações Humanas do Google, a empresa que transformou a forma como o mundo interage com o conhecimento. Ele realizou uma grande investigação sobre como a filosofia certa de trabalho é capaz de atrair os maiores talentos para o seu negócio e garantir que eles se desenvolvam, sejam felizes e tenham sucesso. O livro traz bastidores, detalhes sobre processos de recrutamento e seleção, a importância da cultura e as ferramentas de gestão e avaliação de pessoas, e ainda revela por que o Google é eleito ano após ano um dos melhores lugares para se trabalhar.

  1. O ego é seu inimigo – Ryan Holiday
O ego é seu inimigo – Ryan Holiday

O ego é um adversário interno citado por quase todos os grandes filósofos da história. Em “O ego é seu inimigo”, Holiday apresenta exemplos reais e inspiradores de pessoas comuns que dominaram o ego, chegaram aos mais altos níveis de poder e sucesso e se tornaram lendas ― não pela fama, mas pelo trabalho e legado. Ao perceber a influência negativa do ego e combatê-lo, o leitor será capaz de viver melhor e conquistar resultados mais expressivos.

  1. Comece pelo porquê – Simon Sinek
Comece pelo porquê – Simon Sinek
Comece pelo porquê – Simon Sinek

Em “Comece pelo porquê”, Sinek fala sobre como as ideias podem conectar as pessoas e formar equipes poderosas. Para o autor, o forte senso de propósito ― o porquê ― inspira as pessoas a darem o melhor de si para uma causa expressiva. Ilustrando suas ideias com histórias de Martin Luther King, Steve Jobs e os irmãos Wright, o autor mostra que as pessoas só se dedicam de corpo e alma a um movimento, ideia, produto ou serviço se compreenderem o verdadeiro propósito por trás deles.

  1. Mindset – Carol Dweck
Mindset – Carol Dweck
Mindset – Carol Dweck

Depois de décadas de pesquisa, a renomada psicóloga Carol Dweck descobriu uma ideia simples, mas inovadora: o poder da mentalidade. Ela mostra como o sucesso em quase todas as áreas do empreendimento humano pode ser influenciado pela forma como pensamos sobre nossos talentos e habilidades. As pessoas de mindset fixo — crentes de que as habilidades são fixas — têm menos probabilidade de prosperar do que as de mindset de crescimento — aquelas que acreditam que as habilidades podem ser desenvolvidas.

  1. Criatividade S.A — Ed Catmull
Criatividade S.A — Ed Catmull
Criatividade S.A — Ed Catmull

Em “Criatividade S.A: superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração”, Ed Catmull conta a trajetória de sucesso do mais importante e lucrativo estúdio de animação da atualidade, a Pixar, que ele ajudou a fundar, junto com Steve Jobs e John Lasseter. Mesclando conclusões sobre gestão de pessoal com informações a respeito dos avanços em tecnologia digital, além da história da Pixar e do cinema de animação, o livro apresenta mais do que conselhos de negócios, com trechos descrevendo situações quase como um roteiro cinematográfico.

  1. O monge e o executivo – James C. Hunter
O monge e o executivo – James C. Hunter
O monge e o executivo – James C. Hunter

Hunter aborda os princípios essenciais para a gestão de equipes de maneira lúdica e inspiradora. No livro, Leonard Hoffman é um famoso empresário que abandona uma brilhante carreira para se tornar monge. Ele é o personagem central desta envolvente história criada para ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes.

  1. O poder do hábito – Charles Duhigg
O poder do hábito – Charles Duhigg

Charles Duhigg, repórter investigativo do New York Times, mostra que a chave para o sucesso é entender como os hábitos funcionam ― e como eles podem ser transformados para impactar na obtenção do sucesso, sejam ele pessoal ou profissional. O autor pontua que a maioria das escolhas feitas no dia a dia pode parecer fruto de decisões tomadas com muita consideração, porém elas são hábitos. Embasado em pesquisas e na neurociência, o autor também esclarece que é necessário entender esses hábitos para que possamos controlar as nossas rotinas.

 

 

 

Veja mais posts relacionados

Nenhum conteúdo disponível
Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS