Em entrevista à HCM, Maurício Sérgio Sousa e Silva revela a alegria de ser homenageado e relembra os momentos mais marcantes de sua carreira frente à Instituição
Eleito um dos “100 Mais influentes da Saúde Especial da Década”, Maurício Sérgio Sousa e Silva, superintendente da Santa Casa de Montes Claros, diz se sentir honrado em estar na lista dos ganhadores do Oscar da Saúde. “Fazer parte dessa lista é motivo de muita alegria e satisfação. Isso nos encoraja para continuarmos lutando e trabalhando por um setor que faz a diferença no mundo inteiro.”
Para o superintendente, o reconhecimento só foi possível graças ao trabalho dos colaboradores da Santa Casa. “Eles são os maiores responsáveis por esta premiação. Sou somente o representante dos mais de dois mil funcionários daqui.”
Ao relembrar a sua trajetória nos últimos dez anos, Silva destaca a atenção especial aos leitos dedicados para o atendimento SUS da Instituição. “Desenvolvemos um projeto em que reformamos todos os quartos do SUS, digno de atendimento de qualidade. Realmente, isso foi muito marcante para mim.”
Outro destaque de sua trajetória foi a pandemia do novo coronavírus que trouxe uma série de dificuldades na Santa Casa. “Tudo era muito novo e a saúde já vinha com uma dificuldade tremenda. Foi então que eu convoquei um Comitê de Crise. Isso fez toda a diferença e valeu a pena.”
Para a próxima década, Silva acredita que os líderes do setor da Saúde deverão mudar seu modelo de gestão. “Esses profissionais vão precisar colocar em prática um grande profissionalismo agregado a uma tecnologia que proporcione saúde de qualidade e com segurança.”
“Com o trabalho em equipe e muito foco, conseguimos superar todos os desafios dos últimos anos, nos mantendoem pleno funcionamento e atendendo a todos”, observa Maurício Sérgio Sousa e Silva, superintendente da Santa Casa Montes Claros.
O gestor, que possui MBA em Gestão da Saúde, observa os últimos dez anos com um sentimento de dever cumprido, apesar das adversidades. “O país passou por diversas mudanças e dificuldades, e a saúde sofreu ainda mais em virtude da escassez de recursos, o que exigiu muita competência, dedicação e criatividade de todos os gestores do setor.”
Silva também atua como Secretário Geral da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI) e como Presidente do Conselho Fiscal do Conselho de Segurança Pública de Montes Claros (CONSEP).
O gestor afirma com segurança que todos os desafios enfrentados nos últimos anos se tornam pequenos diante da pandemia da Covid-19.Ele acredita que, infelizmente, essa realidade trouxe situações nunca antes vistas no setor. “Foi difícil manter o hospital funcionando plenamente, mas apesar das dificuldades, conseguimos melhorar continuamente nossa qualidade assistencial e manter a satisfação dos colaboradores e clientes.”
Segundo Silva, “o aumento desenfreado nos preços de materiais utilizados, a queda drástica das receitas, o crescimento de inadimplências, o afastamento de médicos e colaboradores contaminados, criaram uma realidade delicada e extremamente difícil de lidar.”
Aos poucos, os desafios foram sendo superados e grandes conquistas vieram, como a folha de pagamento mantida em dia, o investimento em treinamento e aperfeiçoamento dos colaboradores para um melhor atendimento, e otimização do parque tecnológico.
“Promovemos centenas de melhorias estruturais que proporcionaram mais humanização e dignidade aos nossos pacientes, possibilitando uma melhora do padrão de qualidade e até nas condições de trabalho para nossos profissionais.”
Projetos
A última década também foi marcada por grandes projetos da Santa Casa Montes Claros. Um dos destaques fica a cargo do Painel de Gestão à Vista, uma ferramenta que atualiza, de forma dinâmica, informações importantes para assistência e administração dos leitos da unidade de internação.
“Através dessa ferramenta, estamos evidenciando para outros hospitais a importância do uso da tecnologia em todos os processos hospitalares. É necessário investir em soluções que beneficiem e otimizem a gestão da saúde.”
A Instituição também implementou o programa “Pratique o Bem, o Resto Vem”, em que estabeleceram os mesmos padrões de hotelaria que tem pacientes particulares, para todos os pacientes vindos do SUS, buscando a humanização do paciente.
Futuro
Para a próxima década, Silva possui altas expectativas. “Espero que o setor da saúde consiga construir um cenário melhor do que o atual, que seja mais humanizado, tecnológico, eficiente e de alta qualidade.”
O gestor ainda espera que, por consequência da pandemia, o Brasil veja melhorias nas políticas públicas da área da saúde, sendo reconhecida de fato como uma prioridade.
“Vou me esforçar ao máximo para contribuir com essa evolução. Estarei presente nas esferas municiais, estaduais e federais para buscar recursos para conseguirmos fazer a saúde brasileira ainda melhor.”
100 Mais Influentes da Saúde
O prêmio “100 Mais Influentes da Saúde” existe desde 2013 e é realizado pelo Grupo Mídia. Os ganhadores são escolhidos pelo conselho editorial do Grupo Mídia baseado em votação aberta pelo site e pesquisa de mercado.
Na edição de 2021, o prêmio trará os ganhadores da última década. A partir do ano que vem, a edição segue com sua metodologia já conhecida, premiando os nomes que mais se destacaram no ano anterior.
A festa de premiação do “100 Mais Influentes da Saúde na Década” acontece no dia 1 de julho, em São Paulo. A cerimônia será restrita apenas a convidados e patrocinadores.
Para mais informações acesse:
Site: https://eventosgm.grupomidia.com/cem-mais-influentes-saude/
E-mail: eventos@grupomidia.com
Telefone: (16) 3913-9800
Assista abaixo a entrevista na íntegra com Maurício Sérgio Sousa e Silva, superintendente da Santa Casa de Montes Claros: