Marcelo Lorencin, CEO da Shift, fala sobre as transformações do setor na última década e expectativas para o futuro
Marcelo Lorencin, fundador e CEO da Shift, é formado em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Brasília e em Ciências da Computação pela Gannon University, na Pensilvânia (EUA).
Nos últimos dez anos, Lorencin acumulou as funções de presidente da Associação Brasileira de Empresas Desenvolvedoras de Sistemas de Informação Laboratorial (LIS Brasil) e diretor da Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação no interior de SP (APETI).
O gestor também conquistou uma vaga no seleto grupo de CEOs do Owner/President Management Program da Harvard Business School, além de ser membro do Conselho do Parque Tecnológico de São José do Rio Preto.
Sob a liderança de Lorencin, a Shift expandiu sua atuação para diversos países da América Latina. Especializada em tecnologia da informação para medicina diagnóstica, a empresa está inserida em dois setores que mudam muito rapidamente conforme pontua Lorencin:
“As transformações das áreas da saúde e tecnologia trouxeram diversos desafios, mas também importantes marcos e conquistas. Um dos fatores mais importantes foi conseguir manter nossa essência e ideologia, enquanto crescemos e ajudamos os serviços de saúde.”
Na última década, a Shift passou a entregar não só soluções de análises clínicas, mas também de imagem e anatomia patologia, expandindo horizontalmente o portfólio da empresa para centros de diagnóstico.
Além disso, o recém lançado Laboratório de Inovação Aberta é um dos investimentos marcantes de Lorencin na Shift.
“Nosso objetivo é trazer produtos e serviços adjacentes ao negócio e que certamente irão acelerar o processo de transformação digital, que está cada dia mais presente em todos os setores.”
Lorencin acredita que, hoje, a tecnologia ocupa uma posição de destaque no âmbito estratégico, permitindo empoderamento, diferenciação e personalização de serviços.
“Se posicionar como parceiro estratégico deste movimento nos trouxe diversos desafios, por isso apostamos na estruturação da organização para suportar o crescimento que também veio, tanto do ponto de vista de desenvolvimento de pessoas, quanto de liderança, processos e produtos da empresa.”
Além da tecnologia, Lorencin acredita ser fundamental que todos os stakeholders entendam seu papel e como podem agregar valor para o setor da saúde.
“Esse é um compromisso que me move diariamente: promover a melhoria dos serviços de saúde e bem-estar das pessoas. É com esse objetivo que sinto que consigo ajudar o maior número de pessoas.”
Sobre ser um dos 100 Mais Influentes da Saúde da Década, Lorencin afirma que sente o peso da responsabilidade.
“Esse é o legado que deixamos com nosso trabalho do dia a dia e esses dez anos trouxeram diversos desafios, então passa um filme na minha cabeça e o sentimento de gratidão.”
Futuro
Avaliando o que se pode esperar da próxima década, o gestor acredita que o setor da saúde continuará com uma demanda alta, tanto pelo crescimento da população quanto no aumento de serviços e procedimentos.
Lorencin pensa no futuro da saúde como um espaço para transformações e integrações.
“Os serviços de saúde são fragmentados e pouco conectados, trazer essa unificação será um desafio. A verticalização e escala ocorridos em outras indústrias não são soluções viáveis, devido ao dinamismo, complexidade, variabilidade, evolução e especialidades no setor da saúde”
A grande certeza de Lorencin é que a tecnologia possui um papel fundamental e estratégico nesse processo de transformação.
“Meu foco com a Shift será promover produtos e serviços que causem impacto e transformem modelos de negócios e a relação da sociedade com os serviços de saúde.”
100 Mais Influentes da Saúde
O prêmio “100 Mais Influentes da Saúde” existe desde 2013 e é realizado pelo Grupo Mídia. Os ganhadores são escolhidos pelo conselho editorial do Grupo Mídia baseado em votação aberta pelo site e pesquisa de mercado.
Na edição de 2021, o prêmio trará os ganhadores da última década. A partir do ano que vem, a edição segue com sua metodologia já conhecida, premiando os nomes que mais se destacaram no ano anterior.
A festa de premiação do “100 Mais Influentes da Saúde na Década” acontece no dia 1 de julho, em São Paulo. A cerimônia será restrita apenas a convidados e patrocinadores.
Para mais informações acesse:
Site: https://eventosgm.grupomidia.com/cem-mais-influentes-saude/
E-mail: eventos@grupomidia.com
Telefone: (16) 3913-9800
Confira a entrevista de Marcelo Lorencin, CEO da Shift, com Edmilson Jr. Caparelli, presidente do Grupo Mídia: