Os desafios da saúde suplementar são inúmeros. Com a percepção e detecção da necessidade de união entre os diferentes atores da saúde suplementar (Governo, médicos, hospitais, indústria, operadoras de planos de saúde) para enriquecer o debate e ampliar as perspectivas do setor pensando na perenidade do serviço prestado no Brasil, é que serão realizados os 23º Congresso Abramge e 14º Congresso Sinog, entre os dias 23 e 24 de agosto, em São Paulo, sob o tema central A integração dos Stakeholders da saúde.
O principal evento deste ano do Sistema Abramge é uma excelente oportunidade para a apresentação de projetos necessários para o aprimoramento da qualidade dos serviços de saúde disponibilizados à população brasileira. Os stakeholders precisam se unir à procura da melhor solução. Não existe uma fórmula mágica para resolver todos os desafios inerentes do setor. É preciso definir qual a cobertura de saúde que o povo quer e pode ter. Sem esse debate, em alguns anos, o plano de saúde se tornará inviável a uma parcela ainda maior da população.
Nesse debate é intrínseca a participação dos players do setor para tratarem de assuntos como judicialização da saúde, compliance e modelo de remuneração, sejam eles os profissionais da saúde, responsáveis pelo acompanhamento e atendimento dos beneficiários; os grandes hospitais, em que mais de 90% do faturamento advém dos planos de saúde; a indústria fornecedora de dispositivos médicos implantáveis (conhecido também como OPME – Órteses, Próteses e Materiais Especiais) e demais produtos farmacêuticos, que responde por boa parte do investimento dos planos de saúde; a própria indústria, que é a maior cliente e fonte pagadora dos convênios médicos e odontológicos por meio dos planos coletivos empresariais; e o Governo, a quem compete organizar, fiscalizar e garantir a qualidade dos serviços.
Como se já não bastasse a participação de todos os stakeholders da saúde suplementar em um único evento, Fernando Henrique Cardoso, ex-Presidente da República, e Zeina Latif, economista-chefe da XP Investimentos, foram convidados para traçarem o panorama político e econômico deste momento atribulado do Brasil. Tudo isso durante o 23º Congresso Abramge e o 14º Congresso Sinog.