A Santa Casa de Porto Alegre celebra hoje, 10 de setembro, um marco para o complexo hospitalar de tratamento cardiológico e transplantes no país: os 30 anos do primeiro transplante de coração realizado na instituição, em 1995.
O encontro irá reunir transplantados, familiares, equipes do hospital e lideranças da Santa Casa, reunindo histórias, homenagens e debates sobre o futuro dos transplantes e novas tecnologias na área de insuficiência cardíaca.
Coordenado pelos médicos Fernando Lucchese, diretor médico do Hospital São Francisco, e Joana Junqueira, responsável pelo programa de Transplantes Cardíacos da Santa Casa, o encontro busca valorizar o protagonismo da instituição na área. “Olhar para trás e ver o quanto avançamos nesses 30 anos é motivo de orgulho.
Mas, mais do que isso, é um chamado para continuarmos investindo em ciência, tecnologia e pessoas. Cada transplante representa uma vida que se renova”, aponta Lucchese.
Além de relembrar os bastidores do primeiro transplante e resgatar a trajetória de três décadas de transplantes cardíacos na Santa Casa, o evento também abordará temas como a jornada multidisciplinar envolvida no cuidado com o paciente, perspectivas para além do transplante e a vida após receber um novo coração.
Um dos exemplos é o paciente James Cassiano, de 40 anos, transplantado em 2020: “Eu já não conseguia andar, respirar, sentir o ar dentro de mim. Agora, eu sou outra pessoa”, relembra.
A programação contará ainda com o painel “Mãos que abriram caminhos”, uma homenagem aos pioneiros no transplante.
“Esse encontro simboliza não apenas a memória de um feito histórico, mas também a união de todos os profissionais que constroem, dia a dia, novas possibilidades de cuidado para os pacientes”, celebra Joana Junqueira.
Em 2025, seis transplantes cardíacos já foram realizados na Santa Casa. Atualmente, 19 pessoas aguardam por um coração no Rio Grande do Sul, segundo dados da Central Estadual de Transplantes.
30 anos do 1º transplante cardíaco da Santa Casa de Porto Alegre
Dia: 10 de setembro
Horário: 9h
Local: CHC – Centro Histórico-Cultural Santa Casa – Av. Independência, 75 – Centro, Porto Alegre