Hospital de Doenças Tropicais de Tocantins implanta novo aplicativo visando a segurança do paciente

Qualquer profissional que trabalha no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) e à Rede Ebserh, incluindo professores e estudantes, já podem realizar notificações sobre incidentes ou queixas sobre a segurança do paciente. Além de incidentes, poderão ser notificadas as doenças e os agravos em saúde, além do registro de queixas técnicas de forma voluntária e sigilosa, pois não é preciso se identificar. O Aplicativo de Vigilância em Saúde e Gestão de Riscos Assistenciais Hospitalares (Vigihosp) está disponível na área de trabalho dos computadores do hospital.

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), instituição ao qual o HDT-UFT é filiado, viabilizou o software, por meio de uma parceria entre a Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) e a Diretoria de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (DGPTI). O Vigihosp é uma ferramenta de gestão de riscos voltada para a qualidade e segurança do paciente, que centraliza as notificações e permite identificar, avaliar, analisar, tratar e monitorar os riscos e os incidentes em saúde.

O chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, Jáder Silva, acrescenta que outra vantagem apontada é a preservação ambiental. “A utilização do software elimina o uso de papel para as notificações, e dará uma maior agilidade na tomada de decisões, uma vez que as notificações serão recebidas instantaneamente”, finaliza.

 

Fonte: Ebserth

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS