Empresas usam inteligência artificial em saúde

A Biocam Equipamento Médico Hospitalar e a Genesis, empresa de sistemas de inteligência artificial com soluções de Sistemas de Engenharia cognitiva em nuvem e foco na saúde, instaladas em Campinas (SP), apresentarão seus produtos e sistemas de última geração, criados com tecnologia de Inteligência Artificial (IoT). Entre os destaques estão o IVigilant, Atria e o Sico2.

O IVigilant, utilizado com o software de Engenharia e Gestão Genesis, é um aparelho de monitoramento remoto e autônomo do edifício hospitalar. Utilizando tecnologias como Cloud e o IBM Watson, o IVigilant faz todo o trabalho de monitoramento de redes de gases medicinais, temperaturas, presença, luminosidade, fumaça, poeira e mais 10 parâmetros físicos, de forma assertiva. Com o IVigilant, o usuário passa a ter uma central de controle, recebendo alertas em tempo real por e-mail e pelo SMS.

O IVigilant também permite às equipes técnicas e médicas controlar a temperatura do ambiente, do ar-condicionado e da energia do ambiente, além de evitar a entrada de poeira no ambiente, mantendo a sala limpa e fora de riscos. Atualmente, este equipamento está em operação em vários hospitais do Brasil, dentre eles o Instituto do Coração (Incor), na versão IVigilant-V (que controla temperatura e abertura de portas das câmaras de conservação de amostras laboratoriais e tecidos humanos), no Centro de Pesquisa Prof. Dr. Fúlvio Pileggi e no Centro de Atenção Integral  à Saúde da Mulher (CAISM) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com o modelo IVigilant-P, para controle de gases medicinais.

Outro equipamento  é o Atria, desenvolvido para realizar Gestão de chamadas entre paciente e enfermeira. Com o Atria, o hospital consegue melhorar a comunicação, através de conexão integrada sem fio, com solução visual e comunicação viva voz por tecnologia VOIP (voz sobre IP). Através do monitoramento de cada chamada e da visita de cada colaborador no leito é possível melhorar a gestão de leitos, evitar desperdícios e atender os padrões nacionais e internacionais de qualidade, exigidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e JCI Joint Commission International, que são organismos de acreditação do sistema de qualidade dos hospitais.

 

O Sico2, Sistema de Insuflação de CO2, é um equipamento utilizado em exames de colonoscopia e gastroplastia. O CO2 (dióxido de carbono) possui fácil absorção pelos tecidos internos do organismo. O Sico2 tem a vantagem de diminuir o desconforto pós-exame, de 24h para duas horas. Para os hospitais e clínicas médicas, este aparelho otimiza o tempo do paciente na recuperação pós-exame, reduzindo filas e aumentando a realização de exames em menor tempo.

A Válvula Max-V Plus é utilizada para regulação de gases medicinais dentro dos hospitais. Trata-se de um exclusivo sistema de fechamento rápido, com leitura a distancia, com capa emborrachada e ideal para uso em posto com fluxo acima de 200l/min.

Fonte: Biocam

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS