Parceria entre Leforte e Go Ahead auxilia o Hospital a obter altos níveis de maturidade em tecnologia

A forte atuação no mercado brasileiro somada à experiência de 20 anos no aprimoramento de processos e soluções personalizadas garantiram à Go Ahead a premiação de melhor parceiro e maior crescimento regional da CISCO em 2016. Esse reconhecimento ratifica que a empresa atua no mercado como uma das principais integradoras de soluções de TI, por acompanhar as evoluções tecnológicas e manter parcerias sólidas com fabricantes líderes do mercado global de TI, como Computer Associates, Dell, Fortinet, Huawei e VMware. Considerada também como uma das principais integradoras de tecnologia no setor de Saúde, a parceria construída ao longo dos anos com o Hospital Leforte vem se consolidando cada vez mais e somando resultados positivos para ambas as organizações.

Tudo começou em 2013, quando o Leforte Corporate montou um plano estratégico de cinco anos, no qual um dos principais pilares de suas ações era a Tecnologia da Informação. A necessidade de um parceiro que entendesse sobre as demandas de uma unidade de Saúde e que soubesse aliar a TI ao business do hospital juntou as empresas e, a partir desse momento, surgiu a relação que já dura meia década. “Antes de iniciar nossas atividades, nos reunimos com a instituição e fazemos uma série de avaliações sobre a infraestrutura existente e o planejamento para, somente depois, apresentarmos um plano de TI desenvolvido para suportar o negócio do Leforte e auxiliar a instituição a manter o ritmo de crescimento”, lembra o diretor comercial da Go Ahead, Tiago Colleto.

O primeiro projeto realizado pela empresa foi a reestruturação de toda a rede, segurança da informação, wireless e telefonia. Após realizado o projeto dos novos alicerces de tecnologia do hospital a, Go Ahead passou para uma nova etapa de trabalho, oferecendo serviços de call center e vídeo conferência entre as unidades Liberdade e Morumbi, em São Paulo. “No Call Center, após uma avaliação realizada identificamos que o hospital possuía uma perda inicial de chamadas equivalente a 40% das ligações. Eram desistências, e não havia ferramentas para avaliar se essas pessoas retornavam a ligar ou não. Para sanar esse déficit aplicamos uma solução baseada em hardware e software”, completa o diretor comercial. O executivo explica que, desde então, a integradora e o hospital se tornaram parceiros, seguindo juntos a jornada de evolução do Leforte ao longo desses cinco anos. Atualmente, os projetos contemplados no plano estratégico realizados já foram finalizados. No entanto, o trabalho não acabou. Nos últimos meses a Go Ahead vem trabalhando em um projeto de desenvolvimento de um site de Disaster Recovery. “Ao longo desse tempo construímos uma relação de confiança com a organização.

Hoje a Go Ahead acaba sendo um braço estratégico para o Leforte no que tange à TI. Qualquer demanda relacionada à tecnologia que o board tenha somos procurados”, conta o diretor-geral da Go Ahead, Sandro Manzano.

 

“Um dos grandes problemas que encontramos no mercado hoje é que as instituições investem grandes quantidades de dinheiro em sistemas, mas esquecem de realizar os investimentos necessários na infraestrutura de TI para que seus sistemas possam rodar com 100% da capacidade”, Tiago Colleto, Go Ahead.

Fórmula 1

Com a “estrada da TI” pavimentada, já é possível para o hospital receber novas tecnologias que terão um bom suporte e serão utilizadas integralmente. Quando foi escolhido como hospital oficial do GP Brasil de F1, no primeiro semestre de 2017, a integradora de TI fez questão de dar todo o suporte necessário ao Leforte. O projeto foi elaborado sem custo e a empresa ficou responsável por toda a implementação da rede wi-fi e da segurança. Evoluindo para atender o mercado. Há seis meses a Go Ahead abriu uma vertical de cabeamento Furukawa, onde é parceira Platinum da multinacional. “Recentemente ganhamos o projeto Turn Key de um novo bloco (D) que está sendo lançado na unidade Liberdade do hospital em São Paulo, e nesse projeto fomos responsáveis por toda parte de cabeamento, infraestrutura de telefonia e wi-fi, que utilizarão uma tecnologia green, totalmente sustentável, da própria Furukawa”, conta Colleto. Outro ponto destacado pelos executivos da empresa é a constante evolução do trabalho e da qualidade entregue ao hospital. “Hoje conseguimos entregar um wi-fi de alta qualidade para os pacientes. Este é um ponto crítico quando falamos empesquisa de satisfação de clientes nos hospitais. O Leforte, hoje, possui um nível de satisfação sobre seus serviços de wi-fi relacionado ao paciente de 90%”, acrescenta Manzano.

Vale ressaltar também que o bom desempenhodos projetos realizados pela Go Ahead também está atrelado ao suporte dado pela equipe de TI do Leforte. Para o diretor-geral da integradora, a visão dos gestores, aliada ao CIO e seu time, faz total diferença para que os projetos sejam bem-sucedidos.

Durante os cinco anos de trabalho junto ao hospital, a Go Ahead também enfrentou desafios para a implementação de seus projetos. Como destaca o diretor comercial, a disponibilidade para mudanças foi uma das barreiras que se destacaram. “Quando falamos em uma reestruturação de rede em uma empresa, há uma boa janela para execução dos projetos. Já em um hospital isso não ocorre. Não é possível tirar o paciente do leito ou interromper as atividades da instituição para realizarmos o trabalho.”

Futuro

O ano de 2018 começou de vento em popa. Até fevereiro, a empresa já havia fechado uma série de contratos conquistado novos clientes no setor de Saúde. “Os negócios começaram bem. Acredito que, com oapproach que levamos para os clientes de reduzir custos e aumentar a produtividade, e trabalhando dentro dessas premissas, conquistamos oportunidades. Quando um mercado está em crise as empresas começam a olhar os pontos críticos de suas operações e onde podem eliminar desperdícios ou melhorar a eficiência para aumentar os ganhos”, afirma Colleto.

 

Manzano se orgulha ao dizer que a empresa vem trabalhando em um patamar sustentável relacionado aos negócios e planeja um crescimento agressivo baseado no planejamento estratégico definido ao final de 2017. Além dessa expansão, a empresa vem trabalhando Sandro Manzano, da Go Ahead no desenvolvimento de novas soluções. A primeira delas é um novo produto voltado para o monitoramento integral de redes, capaz de identificar, por exemplo porque um sistema de gestão clínica está lento. Segundo os executivos, o objetivo da ferramenta é realiza toda a rastreabilidade na rede para identificar e sanar o problema.

Outra solução que vem sendo desenvolvida atuará na parte de RFID e rastreabilidade dentro dos hospitais. O objetivo é agregar e potencializar serviços às soluções já implementadas pela Go Ahead. “Um dos grandes problemas que encontramos no mercado hoje é que as instituições investem grandes quantidades de dinheiro em sistemas, mas esquecem de realizar os investimentos necessários na infraestrutura de TI para que seus sistemas possam rodar com 100% da capacidade”, conclui Colleto.

“Construímos uma relação de confiança com a organização. Hoje a Go Ahead acaba sendo um braço estratégico para o Leforte no que tange à TI”, Sandro Manzano, Go Ahead.

 

Matéria publicada na 11ª edição da Revista Health-IT.

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS