O mundo terá 22 milhões novos casos de câncer por ano até 2030, segundo relatório divulgado pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC). Nesse cenário, será preciso aumentar e acelerar os tratamentos para diagnóstico e combate à doença, o que torna o setor de oncologia uma área promissora para investimentos.
Diante desse fato, algumas instituições de saúde estão expandindo sua atuação em oncologia. A exemplo disso está o Hospital Felício Rocho, localizado em Belo Horizonte (MG), que recentemente inaugurou a Unidade de Saúde da Mulher, centro integrado e multidisciplinar focado em oferecer um atendimento especializado e personalizado para a saúde feminina.
O espaço contempla especialidades como anatomia patológica, ginecologia, mastologia e radiologia. Caso seja realizado o diagnóstico de câncer, a paciente é, imediatamente, consultada por um oncologista no Instituto Felício Rocho de Oncologia.
Além da inauguração desta unidade, o Hospital investiu, no ano passado, na aquisição de um robô para a realização de cirurgias cada vez mais precisas, menos invasivas e com rápido pós-operatório. “Os investimentos em oncologia estão cada vez maiores, já que o câncer é uma das principais causas de morte no mundo. Sendo assim, estamos em busca do diagnóstico precoce e o tratamento mais eficaz”, explica Alexandre Ribas de Carvalho, coordenador do Serviço de Oncologia Clínica do Hospital Felício Rocho.
Segundo o profissional, é fundamental associar ao tratamento oncológico o atendimento humanizado. Além disso, o Hospital tem aprimorado as suas atividades em tratamento, rastreamento e diagnóstico precoce. “Atendemos de forma multidisciplinar e integral o paciente com especialistas nas áreas de fisioterapia, enfermagem, fonoaudiologia, nutrição e psicologia. Para maior efetividade é necessário que o tratamento seja integral”, acrescenta.
Atualmente, o serviço de Oncologia Clínica do Hospital Felício Rocho conta com uma equipe – composta por 17 membros – especializada e treinada para oferecer aos seus pacientes um atendimento moderno e de qualidade.
OS INVESTIMENTOS EM ONCOLOGIA ESTÃO CADA VEZ MAIORES, JÁ QUE O CÂNCER É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE MORTE NO MUNDO. SENDO ASSIM, ESTAMOS EM BUSCA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE E O TRATAMENTO MAIS EFICAZ.
Instituto de Oncologia
Entre o delicado momento do diagnóstico de câncer e o desejo instantâneo por tratamentos assertivos, os pacientes vivem a ansiedade da busca de uma assistência médico-hospitalar que seja capaz de proporcionar, além dos cuidados clínicos, confiança e conforto.
Diante deste fato e da referência conquistada no setor oncológico, o Hospital Felício Rocho inaugurou, em 2013, o seu Instituto Felício Rocho de Oncologia, que tem o objetivo de acolher os pacientes após o diagnóstico e aqueles em tratamento de quimioterapia. A infraestrutura do Instituto foi pensada para repercutir um atendimento multidisciplinar, no qual o paciente tenha uma rede de apoio hospitalar.
O mundo terá 22 milhões novos casos de câncer por ano até 2030, segundo relatório divulgado pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC). Nesse cenário, será preciso aumentar e acelerar os tratamentos para diagnóstico e combate à doença, o que torna o setor de oncologia uma área promissora para investimentos.
Esta matéria foi publicada na 53ª Revista HealthCare Management.