A Medtronic plc (NYSE: MDT), anunciou que seu co-fundador, Earl E. Bakken, morreu no dia 21 de outubro, em sua casa em Kiholo Bay, na Grande Ilha do Havaí. Ele tinha 94 anos.
“Hoje estamos tristes com a morte do Conde Bakken, mas também honramos e valorizamos para sempre a vida de um homem amado cujo brilho e visão melhoraram a vida de milhões de pessoas em todo o mundo”, disse Omar Ishrak, presidente e diretor executivo da Medtronic.
“As contribuições que Earl fez ao campo da tecnologia médica simplesmente não podem ser exageradas, seu espírito viverá conosco enquanto trabalhamos para cumprir a missão que ele escreveu há quase 60 anos: aliviar a dor, restaurar a saúde e prolongar a vida. Nossos pensamentos e orações estão com a família Bakken nestes tempos difíceis “.
Em 1949, o Sr. Bakken fundou a Medtronic junto com seu cunhado, Palmer J. Hermundslie. Antes de se aposentar como presidente, em 1989, Bakken liderou a Medtronic por 40 anos, guiando a empresa de suas humildes raízes até se tornar a primeira empresa de tecnologia médica do mundo.
Biografia
Nascido em Columbia Heights, Minnesota, o Sr. Bakken se formou no colegial em 1941 e se alistou no Corpo de Sinalização do Exército, onde serviu na Segunda Guerra Mundial como instrutor de radar. Depois de deixar o Exército, ele estudou na Universidade de Minnesota, onde se formou em engenharia elétrica.
Enquanto estudante de pós-graduação, o Sr. Bakken trabalhava em meio período para consertar equipamentos delicados de laboratório no Northwestern Hospital, em Minneapolis. A demanda por esses serviços cresceu e, em 29 de abril de 1949, Bakken e Hermundslie formaram uma parceria comercial. Eles ligaram para a empresa Medtronic, com sede em uma garagem modificada no nordeste de Minneapolis.
Durante a instalação e manutenção dos dispositivos usados durante as primeiras cirurgias de coração aberto, Bakken e Hermundslie, estabeleceram relações com os médicos nos Hospitais da Universidade de Minneapolis. O falecido C. Walton Lillehei, um jovem cirurgião na época, foi um pioneiro em procedimentos para ajudar “bebês azuis” que nascem com defeitos cardíacos frequentemente fatais. Depois de uma queda de energia nas cidades gêmeas que causaram a morte de um bebê, o Dr. Lillehei pediu a Bakken para encontrar uma solução. Bakken respondeu construindo o primeiro marca-passo portátil transistorizado do mundo: ele adaptou um circuito descrito para um metrônomo eletrônico transistorizado na revista Popular Electronics.
Este marco é visto por muitos como o “nascimento” da Medtronic. No entanto, os marca-passos eram apenas um de uma linha de produtos em crescimento, mas cada vez mais diversificada. Em 1960, em um esforço para definir mais claramente as áreas de concentração e valores da empresa, Bakken escreveu a missão da Medtronic, que que se mantem até os dias atuais.
Em 1994, Bakken mudou-se para a Ilha Grande do Havaí. Como residente, ele era um proeminente voluntário e filantropo. Ele se tornou presidente do Conselho de Diretores da Comunidade Médica das Cinco Montanhas quando desenvolveu o Hospital da Comunidade North Hawaii. Enquanto estava no conselho, ele também ajudou a estabelecer a Tutu’s House, um centro comunitário de recursos que promove carreiras efetivas, educação e resultados de saúde, e o Centro Kohala, um centro comunitário de pesquisa, conservação e educação.
Em 1975, ele fundou o Bakken Museum, uma biblioteca sem fins lucrativos, museu e centro educacional em Minneapolis. O museu é dedicado à história da eletricidade e magnetismo e seus usos na ciência e medicina.
A paixão do Sr. Bakken pela filantropia não diminuiu em seus últimos anos. Em 2013, ele lançou o Bakken Invitation, que homenageia pacientes cujas vidas foram estendidas por meio de tecnologia médica e que usaram esse “presente extra de vida” para causar impacto por meio de serviço e voluntariado. Os homenageados com o convite da Bakken recebem uma doação para sua causa junto com uma viagem ao Havaí para participar de uma cerimônia especial.
O Sr. Bakken também esteve envolvido em vários outros projetos filantrópicos, incluindo Na Kalai Waa Moku O Havaí, Amigos do Futuro e o Centro de Astronomia Imiloa do Havaí.
Em dezembro de 2007, aos 83 anos, Bakken tornou-se o primeiro beneficiário de um diploma honorário em medicina da Universidade de Minnesota, reconhecendo suas contribuições no campo da medicina. Durante a sua vida, ele também recebeu doutorados honorários das Universidades do Havaí, Tulane e da Faculdade Albany de Farmacêuticos. Em 1995, o Sr. Bakken foi nomeado para o Minnesota Inventors Hall of Fame e recebeu um Prêmio de Realização Outstanding da Universidade de Minnesota em 1981. Em 1984, seu marca-passo cardíaco foi nomeado uma das 10 realizações de engenharia de maior sucesso. destaques do último meio século pela National Society of Professional Engineers. Em 2014, Bakken recebeu o Reconhecimento da Realização da Vida da Associação Médica Avançada de Tecnologia.