Grupo Mídia lança livro em comemoração às três décadas do SUS

Há exatamente três décadas, a população brasileira via o nascimento de um importante fato histórico: a criação da Constituição Federal em 5 de outubro de 1988. O documento assegura direitos sociais, econômicos, políticos e culturais além de estabelecer a saúde como um direito de todos e um dever para o Estado.

Neste cenário, surge um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo: o Sistema Único de Saúde (SUS). “Esta data emblemática não poderia passar em branco para o Grupo Mídia. Afinal, o GM há mais de dez anos na saúde, compartilhando com as lideranças os desafios diários da gestão em levar excelência para o principal centro da toda a cadeia: o paciente”, afirma Edmilson Jr. Caparelli, CEO do Grupo Mídia e da SAHE.

Por esse motivo, o Grupo lança o livro “SUS 30 Anos”. A obra traz uma linha do tempo com os avanços mais exitosos e inovadores do sistema, como a criação do Sistema Nacional de Transplantes, Estratégia da Saúde da Família, vigilância sanitária, prevenção e tratamento do HIV/Aids, programa nacional de imunização, programa nacional de controle do tabagismo, entre outros.

Segundo a editora do Grupo Mídia, Carla de Paula Pinto, é unânime entre os especialistas entrevistados a necessidade de realizar diversas reformas, como o modelo de financiamento, gestão, governança interfederativa, relação entre o público e privado. “São questões que pedem um maior diálogo a fim de consolidar o SUS segundo a sua concepção original, sem substitui-lo ou transformá-lo em um sistema de saúde segmentado”, completa.

A obra traz considerações de Walter Cintra, coordenador do Curso de Especialização em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde (CEAHS) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP); Gonzalo Vecina Neto, professor do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo; Áquilas Mendes, professor Doutor Livre-Docente de Economia da Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP; Edson Rogatti, presidente da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB); Maria Inez Pordeus Gadelha, chefe de gabinete da secretaria de atenção à saúde do Ministério da Saúde; Sérgio Zanetta, professor da Faculdade de Medicina no Centro Universitário São Camilo, entre outros especialistas.

“SUS 30 Anos” também traz artigos assinados por Antônio José Rodrigues Pereira, superintendente do Hospital das Clínicas da FMUSP; Sérgio Rocha, presidente da Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produto (ABRAIDI); Elizabeth de Carvalhaes, presidente executiva da Associação da Indústria Farmacêutica e Pesquisa (INTERFARMA); Francisco Balestrin, presidente da Associação Mundial de Hospitais e do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde; José Luiz Gomes do Amaral, presidente da Associação Paulista de Medicina (APM); Cláudia Cohn, presidente do conselho da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (ABRAMED), entre outros.

Lançamento
As indústrias e as empresas da comunidade da saúde foram homenageadas ontem, 5/12, durante o prêmio Líderes da Saúde. Foram 48 players que levaram o prêmio pelo reconhecimento do desempenho e da inovação durante 2018. O evento aconteceu no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, e reuniu mais de 500 executivos do setor.

Nessa mesma noite, o Grupo Mídia realizou diversas ações para a comunidade, como o lançamento do livro “SUS 30 anos”, obra produzida totalmente pela unidade de Projetos Customizados do Grupo Mídia. Durante o lançamento, Francisco Balestrin, presidente da Associação Mundial de Hospitais e do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (CBEXs), discursou sobre a importância desta data para a saúde pública do país.

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS