O Hospital Vera Cruz de Campinas foi a primeira instituição privada fora das grandes capitais a realizar nesta segunda-feira (10) cirurgia robótica. A primeira especialidade de atuação foi a urologia. A prostatectomia (retirada da próstata) realizada pelo Urologista Sandro Mendonça Faria, no paciente de 57 anos, foi considerada um sucesso pela equipe do programa de cirurgia robótica do hospital. O procedimento durou cerca de 3 horas e a alta está prevista para hoje (11).
A novidade foi viabilizada a partir da contratação do robô Da Vinci, importado dos Estados Unidos, em conjunto com a Hospital Care, holding administradora de hospitais, que inclui o Vera Cruz. O equipamento será usado também em cirurgias nas especialidades de coloproctologia, gastroenterologia e cirurgia torácica, além da urologia.
O robô possibilitará que a população de Campinas e região tenha acesso ao o que há de mais moderno no campo da medicina. Os procedimentos robóticos são considerados menos invasivos e, consequentemente, conferem menos dor, menos traumas e possibilitam altas precoces aos pacientes, comparados as cirurgias convencionais.
“Viabilizar a tecnologia de cirurgia robótica para Campinas foi um enorme desafio. A iniciativa demandou importante aporte de capital humano e financeiro, alinhado com o planejamento estratégico da instituição de se manter na vanguarda no que diz respeito à inovação tecnológica e excelência no atendimento dos pacientes”, explica João Paulo de Oliveira, diretor comercial da instituição.
Segundo o urologista Sandro Mendonça Faria, o sistema robótico é moderno, multifuncional e auxiliará principalmente no tratamento do câncer de próstata. “A técnica é conhecida mundialmente na abordagem e preservação dos nervos responsáveis pela ereção, o que confere resultados superiores no controle do câncer e da prevenção da continência urinária e da função sexual.”
Além dos investimentos na tecnologia, o Hospital Vera Cruz estuda novos aportes na área ambulatorial, infraestrutura e hotelaria, que passa por obras de ampliação e modernização do hospital e melhorias no Centro Clínico do Bairro Guanabara, onde são realizadas consultas ambulatoriais com especialistas.
Cirurgias
A direção do Vera Cruz estima realizar 180 cirurgias no primeiro ano de utilização do equipamento – média mensal de 15 cirurgias mensais. A primeira intervenção com o robô Da Vinci foi realizada nesta segunda-feira (10). Na ocasião, a equipe do programa de cirurgia robótica do hospital realizou uma prostatectomia (retirada da próstata). A cirurgia durou 3 horas e o paciente de 57 anos deverá receber alta hoje (11).
Capacitação médica
O processo de habilitação e especialização em cirurgias robóticas se inicia com treinamento in loco no robô e finaliza com a certificação em curso específico do fabricante, em Bogotá, na Colômbia. Campinas se encontra em situação privilegiada. Pelo menos cinco médicos da instituição já estão treinados e autorizados para cirurgias robóticas. Com o início do programa, o hospital poderá indicar o treinamento em cirurgia robóticas para outros profissionais altamente qualificados.