O Hospital e Maternidade Brasil, localizado em Santo André (SP), realizou, até dezembro de 2018, 545 cirurgias robóticas. Esse é um marco para a instituição que, desde 2016, investe na moderna tecnologia que está revolucionando a medicina. Hoje, o Hospital é referência no procedimento robótico na região com o equipamento Da Vinci Si, único existente no ABC paulista.
Se há alguns anos as cirurgias abertas eram a única forma de tratamento para inúmeras doenças, a cirurgia robótica veio para mudar esse cenário. O procedimento inovador é realizado por meio de um robô de alta precisão controlado pelo cirurgião, o que permite incisões ainda menores, menos tempo de recuperação, e redução da chance de infecções, garantindo mais segurança ao médico e ao paciente. O profissional ainda conta com uma torre que transmite imagens de alta resolução durante todo o procedimento, uma tecnologia que deve crescer cada vez mais nos próximos anos.
Na cirurgia robótica, as incisões são minúsculas, cerca de 5, 8 e 12 milímetros, o que além de diminuir o trauma do paciente, proporciona uma recuperação menos dolorosa e mais rápida, durando cerca de quatro a cinco dias a menos do que uma cirurgia aberta. Porém, esse procedimento cirúrgico demanda um equipamento que ainda é novidade para muitas instituições de saúde do Brasil. O médico-cirurgião que opera o robô também precisa ser habilitado e muito bem capacitado, e no Hospital e Maternidade Brasil são 26 profissionais preparados para o procedimento.
“Para nós é um marco em menos de três anos superar as 500 cirurgias robóticas na região do ABC. Hoje temos um corpo clínico certificado e apto para realizar cirurgias robóticas de diferentes especialidades e entre as principais estão ginecologia, gastroenterologia, bariátrica e urologia”, explica o Dr. César Torres, diretor médico do Hospital e Maternidade Brasil.