Com a capacidade de atendimentos de urgência para 10 crianças com patologias de alto risco ou que precisem de cuidados especiais, será inaugurada, no dia 02 de abril, a UTI Pediátrica do Hospital Santa Marta, em Taguatinga Sul. A unidade faz parte do projeto de expansão de serviços de Medicina Intensiva do HSM, que já conta com UTI Neonatal, Adulto e Coronariana, totalizando 76 leitos.
A supervisora da UTI Neo-pediátrica, Lívia de Pieri, explica que a unidade é destinada a crianças entre 29 dias e 14 anos, com recursos adequados, tanto de pessoal, quanto tecnológico, para prestar assistência completa que esses pacientes necessitam. “Com a UTI pediátrica, proporcionaremos mais segurança para os bebês prematuros que precisam ser transferidos da Neonatal”, afirma.
A UTI possui estrutura com quartos individualizados para receber a presença do pai ou da mãe 24 horas no quarto, além de horário específico para visitas familiares. O ambiente tem decoração temática do fundo do mar e foi pensado para proporcionar acolhimento e sensação de bem-estar e conforto.
Com estrutura tecnológica moderna e integrada, a UTI pediátrica contará com uma equipe multidisciplinar, formada por médicos intensivistas pediátricos, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, enfermeiros especialistas em pediatria, em segurança do paciente e técnicos de enfermagem.
O coordenador da Unidade Materno Infantil, Dr. Marcos Guimarães, explica que a UTI é um lugar para recuperação, em que a internação é indicada para casos instáveis, quando os pacientes precisam de uma intervenção mais intensiva e mais rápida. A UTI também recebe casos pós-operatórios, como cirurgias cardíacas e de grande porte, que demandam um cuidado mais de perto durante 24 horas.
Dr. Marcos acrescenta que a UTI Pediátrica tem o mesmo padrão da UTI Neonatal, onde já é feita uma assistência diferenciada aos pacientes, com humanização, transparência e qualificação. “Nós somos uma equipe que dá carinho, atenção, escuta e insere os pais no cuidado com os filhos, respeitando a experiência dos pacientes e os valores dos pais. Esse é o nosso diferencial”, relata.
Doenças e situações mais comuns que demandam internação na UTI Pediátrica:
- Asma grave e insuficiência respiratória (bronquiolites).
- Insuficiência cardíaca.
- Insuficiência renal aguda e crônica.
- Doenças do sistema nervoso (convulsões).
- Doenças metabólicas graves (cetoacidose diabética, choque)
- Infecção grave (como pneumonia, meningite).
- Ferimentos graves de acidentes (como carros, bicicletas, skates, patins)
- Quase afogamento.
- Pós-operatórios de cirurgias complexas.