Além de toda a sua inovação tecnológica, o Hospital Vila Nova Star também possui um forte comprometimento com a sustentabilidade. A escolha de seus equipamentos espelha esta preocupação. Exemplo disso são os resfriadores de líquido fornecidos pela Johnson Controls-Hitachi. Produzidos com alta tecnologia, os equipamentos oferecem melhor custo-benefício, eficiência energética e conforto térmico interno aos usuários.
Segundo o gerente de Marketing da empresa, Gerson Robaina, as máquinas utilizadas pela Instituição possuem a tecnologia de variador de frequência. Esse sistema altera a velocidade do motor dos compressores conforme a necessidade de carga do processo. “Os equipamentos foram projetados para operar na condição de cargas parciais, prevenindo o desperdício de energia elétrica e reduzindo significativa o consumo de energia.”
Além disso, os equipamentos fornecidos para o Nova Star contam com o sistema de recuperador de calor. Além de tornar o processo ainda mais eficiente, os resfriadores de líquido também reaproveitam o calor liberado durante o funcionamento para pré-aquecer a água das caldeiras. “Isso reduz a necessidade da queima de combustível para atingir a temperatura necessária para o fornecimento de água quente em todo o empreendimento”, ressalta Robaina.
Pensando na sustentabilidade e buscando a melhoria contínua de seus produtos, a empresa tem a tecnologia como aliada para o funcionamento do maquinário. “Nossos equipamentos não utilizam óleo lubrificante nos mancais e somente fluidos refrigerantes de baixíssimo impacto ambiental. Esse sistema, além de proporcionar um produto mais sustentável, também auxilia na economia de custos ao gestor”.
Dessa forma, a empresa lançou recentemente diversos produtos que unem desenvolvimento e sustentabilidade, como por exemplo, o resfriador de líquido Centrífugo YZ da marca York. “Esse equipamento é o único Chiller (Resfriadores de Líquido) que une a tecnologia dos mancais magnéticos com um fluido refrigerante de baixo impacto ambiental”, afirma Robaina.
Perspectivas
Sobre o futuro, o gerente afirma que as expectativas de crescimento da empresa para os próximos anos são grandes. “Nunca paramos de investir em novos produtos e novas tecnologias. Pensamos e visualizamos um futuro promissor para um mercado que, após a crise de 2014, vem se reconstruindo e crescendo ano após ano”.
Esta matéria e muito mais você encontra na edição 60 da revista Healthcare Management