Estruturado em uma sólida governança, o Hospital Mater Dei – Unidade Contorno, com apenas cinco anos de funcionamento, já tem 80% de suas áreas em funcionamento. Com 66.000 m² de área construída, o Hospital opera com uma ocupação média de 85%, em seus quase 400 leitos de internação, e com um atendimento voltado para aproximadamente 850 pacientes por dia no pronto socorro.
O novo Hospital se desenvolveu de forma rápida, superando toda a expectativa de atendimento na capital mineira. Isso se deu graças à equipe capacitada da Instituição que se dedica a atender as necessidades dos usuários com um tratamento humanizado e personalizado.
“Na parte executiva da nossa Rede Mater Dei, buscamos ter uma composição muito forte entre os membros da família, que foram capacitados através de um processo pré-desenhado para assumir suas funções. Soma-se a isso os profissionais de mercado de renomada capacidade que vieram a compor a Rede”, explica José Henrique Salvador, diretor de Operações do Mater Dei Contorno.
Segundo ele, a Rede Mater Dei de Saúde, que administra o Mater Dei Contorno, o Mater Dei Santo Agostinho e Mater Betim-Contagem, este último inaugurado há cerca de 90 dias na região metropolitana da capital mineira, apresenta um forte Conselho Administrativo, que conta com quatro membros externos e independentes, sendo eles Eduardo Andrade, ex-presidente do Conselho da CCR, Geraldo Sardinha, professor de Finanças da Fundação Dom Cabral, Alceu Alves da Silva, vice-presidente da MV Sistemas e Ary Ribeiro, superintendente Executivo do HCor.
Representam os acionistas no Conselho, além de José Salvador Silva, fundador e presidente do Conselho; Henrique Moraes Salvador Silva, CEO da Rede Mater Dei, Márcia Salvador Géo e Maria Norma Salvador Ligório, vice-presidentes, além de Renato Salvador Silva, que também está presente no Conselho.
Investimentos
“O Hospital Mater Dei Contorno se preocupa em aliar a humanização e personalização no atendimento aos pacientes com tecnologia de ponta. Pensando nisso, um dos investimentos feitos foi em cirurgia robótica, trazendo o robô Da Vinci Xi, que tem proporcionado um atendimento muito diferenciado aos nossos pacientes”, declara Salvador.
Além das inovações tecnológicas, a Rede Mater Dei vem trazendo outras novidades para a unidade Contorno, como, por exemplo, a inauguração do Centro de Transplante de Medula Óssea, que já realizou mais de 20 transplantes, tanto autólogos quanto alogênicos, e a ampliação da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, com mais de 31 leitos.
Recentemente, a Rede inaugurou também o Mais Saúde Mater Dei – centro ambulatorial focado em prevenção e promoção da saúde. “Nós temos essa frente muito forte [ prevenção à saúde] e estamos também, há cerca de um ano e meio, em um processo de certificação do Planetree”, explica.
Ainda visando a personalização e a humanização, a Rede Mater Dei possui uma metodologia online para melhor aproximação com o usuário. “Nós firmamos uma parceria, há algum tempo, com uma Startup mineira chamada Tracksale e hoje nós temos a percepção do usuário de forma online. Sempre que ele utiliza algum de nossos serviços, rapidamente ele recebe uma mensagem e tem a oportunidade de poder nos ranquear e dar uma nota ao atendimento, através da metodologia do NPS”, detalha.
Com todas essas inovações e aliada a uma estrutura corporativa muito forte, a Unidade Contorno da Rede Mater Dei vem maturando de forma rápida, gerando altas expectativas para os próximos anos. “A gente acredita que nos próximos cinco anos estaremos com o Hospital operando em sua totalidade. Além disso, temos uma boa capacidade de crescimento e atendimento do nosso serviço de Oncologia e do Centro Cirúrgico”, afirma Salvador.
Esta matéria foi publicada originalmente na edição 59 da revista Healthcare Management.