Há 10 anos o hospital que mais realiza transplantes renais no mundo (cerca de 850 ao ano), o Hospital do Rim, localizado em São Paulo (SP), investe constantemente em infraestrutura para oferecer o melhor atendimento à comunidade. A instituição conta com 151 leitos, sendo 16 leitos de UTI e 9 leitos de hospital-dia, onde o paciente tem todo o atendimento e cuidado necessários, sem precisar passar a noite hospitalizado.
O Hospital possui laboratório de análises clínicas próprio, unidade de diagnóstico por imagem e hemodinâmica, todos especializados no atendimento de pacientes com doenças renais ou transplantados. Também é próprio o serviço de anatomia patológica. Já o Centro Cirúrgico do Hrim tem quatro salas equipadas para realização de transplantes, cirurgias videolaparoscópicas urológicas e do aparelho digestivo, bem como para cirurgias cardíacas e vasculares.
Em busca de aprimorar a sua infraestrutura, no último ano, o Hrim realizou um retrofit geral (troca de revestimento) dos 7 mil m² de fachada do hospital, que seguiu em pleno funcionamento durante todo o período das obras realizadas pela Construtora Andres Romano, de novembro de 2017 a julho de 2018, totalizando 9 meses.
De acordo com Eng. Mauricio Camargo Romano, diretor de Obras da Construtora, a logística foi essencial para que a reforma fosse realizada sem quaisquer danos a bens ou acidentes de trabalho. “Trabalhamos com a massa pronta para o emboço e com a textura de acabamento, ambos como processo de projeção (Projetada) para o ganho de produtividade, balancins elétricos, galerias para proteção do térreo, bandejas e tela fachadeira envelopando todo perímetro da fachada”, explica Romano.
Se engana, porém, quem classifica a obra como um empreendimento puramente visual. O engenheiro Cristian Jefferson Solane, diretor Comercial da Andres Romano, conta que a premissa inicial era sim fazer do prédio um destaque na região, mas que diversos outros benefícios da remodelação podem ser frisados. “Combinando as placas de miniwave [em português, “pequena onda”] com a parte civil bem executada, a eficiência térmica do prédio tende a ter um ganho significativo, transmitindo aos pacientes e funcionários um conforto maior.”
“A implantação dos breezes onde existe os caixilhos promoveu também sensação de conforto, especialmente nos ambientes dos leitos, contribuindo para a humanização do hospital”, explica o engenheiro.
Solane ressalta, ainda, que estes resultados não foram facilmente conquistados: “o revestimento em miniwave foi decidido após diversas etapas de planejamento, pela diretoria do Hospital, com participação direta do diretor Geral, José Osmar Medina Pestana.”
A integração e engajamento entre as equipes da Andres Romano e de Engenharia do Hospital do Rim foi, inclusive, um dos pontos-chave no processo de diminuição de transtornos causados pela reforma. Dirigida pela engenheira Rosângela Castro Alves Duarte, a equipe do Hospital esteve presente durante todo o processo de planejamento, e foi de extremo valor no cálculo de viabilidade dos processos previstos pela Construtora.
Rosângela Castro Alves, Diretora Operacional do HRIM, conta que, apesar de todas as obras no complexo Hospitalar terem suas próprias peculiaridades e desafios, um retrofit completo de fachada requer cuidados extremos. Na implementação de precauções que levassem os níveis de riscos e transtornos o mais próximo possível de zero, o bom relacionamento da construtora Andres Romano e equipe de Engenharia do Hrim foi essencial.
“Construímos uma galeria provisória multidirecional em andaimes, que cobriu toda a frente do hospital para não danificar os carros que entravam e saiam do estacionamento”, ilustra Rosangela, reiterando que, em uma obra deste porte, todo cuidado com pacientes, funcionários, pedestres e até mesmo bens, é pouco.
Conhecida pelo dinamismo, inovação e flexibilidade nos projetos, a Andres Romano atua no mercado da construção civil há 10 anos, período no qual se consagrou pela aplicação de metodologias eficazes e resultados positivos na busca de novos desafios. Sustidos pelos princípios de transparência, ética e comprometimento com o que há de mais moderno na área, a Construtora atua em obras de pequeno, médio e grande porte não apenas no setor Hospitalar, mas em diversos campos da engenharia civil.
Esta matéria e muito mais você confere na edição 29 da revista HealthARQ.