As acreditações na área da saúde certificam as instituições que possuem ações e processos que priorizem a segurança e a qualidade no atendimento ao paciente baseados nas melhores práticas internacionais vigentes. Atestadas por organismos independentes, estas certificações são o reconhecimento de que a busca pela qualidade e pelo atendimento de excelência ao paciente são prioridades permanentes.
A instituição agrega valor ao galgar uma acreditação. Segundo José Miranda da Cruz Neto, diretor-superintendente da São Francisco Saúde (empresa do Grupo São Francisco), para a implantação de um processo de acreditação sustentável, é necessária a estruturação de um sistema de gestão da qualidade baseado em um modelo participativo, “o qual garanta o empoderamento de todas as equipes em prol da melhoria dos processos de trabalho e, como consequência, a entrega de uma assistência de excelência aos pacientes”.
Hospitais certificados
De acordo com Cruz Neto, a São Francisco Saúde está entre as melhores operadoras de Medicina de Grupo do Brasil, tendo conquistado em 2017 o selo de acreditação das operadoras de planos de saúde pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) na categoria Ouro.
O Hospital São Francisco, o complexo hospitalar mais importante do grupo, tem acreditação da ONA – nível 3. Já o Hospital Netto Campello, a primeira aquisição hospitalar do grupo, situado na cidade de Sertãozinho (SP), recebeu sua acreditação da ONA – nível 1, no final de 2018.
Além das acreditações, Cruz Neto reforça que, em 2019, as empresas do Grupo São Francisco – São Francisco Saúde, São Francisco Odonto e São Francisco Resgate – receberam a certificação DSC 10.000, que comprova a existência de um mecanismo de prevenção e combate à corrupção, bem como de detecção de atos ilícitos e/ou contrários aos princípios da ética e integridade nos negócios.
“É importante salientar que a São Francisco Saúde possui ainda outros 5 hospitais próprios, a maioria deles a partir de aquisições que aconteceram nos últimos dois anos. O plano é que todos eles sejam certificados”, salienta o executivo.
Impactos positivos
Cruz Neto explica que, para a consolidação da acreditação, é necessária a revisita de todos os processos de trabalho para a adaptação aos requisitos de qualidade. “Dessa forma, os colaboradores precisam estar engajados e conscientizados que não existe mais espaço para continuar executando os processos da mesma forma, e que sempre existe oportunidade para a melhoria”, afirma.
O conceito da qualidade precisa ser inserido na rotina diária de todos os colaboradores. A disciplina no acompanhamento e no gerenciamento de todos os processos torna mais fácil a identificação das oportunidades de melhoria. “Nosso sistema de gestão da qualidade conta com ferramentas para auditorias internas e clínicas, análise crítica de indicadores e treinamento continuado com foco na sustentabilidade do processo de acreditação.”
A obtenção da acreditação resultou em impactos positivos para a empresa, como em controle e assertividade no uso de antimicrobianos, e na redução das taxas de permanência e de reinternação. “Com a acreditação, temos uma forma padronizada de coletar e analisar os indicadores e, a partir deles, promover ações de melhoria contínua”, sublinha Cruz Neto. Segundo ele, os dados são disponibilizados para os gestores e desdobrados para o operacional, facilitando a análise crítica e a elaboração de planos de ação. Todos têm espaço para conhecer os resultados e contribuir da melhor maneira”, diz.
O São Francisco Saúde está na fase da construção de um plano estratégico para as certificações, levando em conta a especificidade de cada negócio e o valor agregado que as metodologias disponíveis no mercado podem oferecer. Posicionamento que está em sintonia com a previsão de crescimento da companhia. “A empresa prevê crescer 44% em faturamento e 42,3% em números de beneficiários em 2019”, pontua.
O foco atual dos investimentos do São Francisco Saúde está na inovação. Por isso, está implantando projetos de inteligência artificial, como o Tercepta, sistema que fará o reconhecimento facial dos beneficiários nas unidades próprias da São Francisco Saúde. “O objetivo é tornar o atendimento mais ágil e eficiente”, finaliza Cruz Neto.
Esta matéria e muito mais você encontra na edição 60 da revista Healthcare Management.