Expansão do Novo Hospital Unimed Chapecó conta com superfícies de referência no mercado internacional

Estabelecido em 1998 no cruzamento das Ruas Barão do Rio Branco e Porto Alegre, dois eixos ordenadores da cidade de Chapecó, o Hospital Unimed nunca deixou de investir em melhorias. Há 20 anos investindo em estrutura, tecnologia e qualificação profissional, a unidade se tornou referência em Santa Catarina justamente por seus diferenciais.

Aos 9.000m² da estrutura do Hospital, somam-se agora 16.700m² do novo Hospital Unimed Chapecó, totalizando cerca de 25.000m² de área construída. As obras da notável expansão foram divididas em três fases: a primeira contempla a construção de um novo pronto-socorro de média e alta complexidade, um moderno Centro de Diagnóstico por Imagem, Ambulatório de Especialidades, Centro de Diagnóstico da Mulher e Medicina Fetal, Centro de Diagnóstico do Coração, Centro Diagnostico do Aparelho Digestivo, Centro de Diagnóstico Urológico, Centro de Diagnóstico Pulmonar e Medicina do Sono.

Aos 86 leitos já existentes na antiga estrutura, somam-se agora 36 novos leitos, parte dos 11.000m² construídos nesta primeira etapa de inovações. Já a segunda fase da expansão tem intuito prático: a nova entrada do Hospital e a Clínica de Oncologia Ambulatorial serão também estruturas de ligação entre o novo e antigo bloco, melhorando o fluxo de abastecimento dos novos setores e relacionando os ambientes de apoio com os assistenciais.

A terceira e, por hora, última etapa da reforma, abrigará em seus 3.400m² a Clínica de Medicina Nuclear, o Centro de Diagnósticos Especializados, e unidades de internação e realocação das UTIs Adulto, Neonatal e Pediátrica. Em entrevista para imprensa, José Pegoraro Foresti, presidente da Unimed Chapecó, explicou que a ampliação cumpre com o compromisso assumido pela operadora com a busca por aperfeiçoamento na prestação dos serviços de saúde. “Priorizamos investimentos em estrutura, no parque tecnológico e na qualificação profissional, tanto que hoje somos reconhecidos no Estado pelos bons resultados que apresentamos”, explica.

Além de buscar por tecnologias de ponta e excelência nos serviços de atendimento e segurança, encontra-se na sustentabilidade outra pauta de extrema relevância na construção do novo Hospital Unimed Chapecó. Aquecimento solar, válvulas de descarga econômicas, torneiras automáticas e vidros insulados que permitem redução no uso da luz artificial são apenas alguns dos recursos utilizados para atingir o objetivo de desenvolver um recinto que seja benéfico também ao meio ambiente.

Neste contexto, parte essencial do desenvolvimento das novas alas foi confiado à empresa Cosentino, de Santa Catarina. Gustavo Porto de Moura, gerente Comercial da Cosentino, explica que muitos produtos possuem certificação “cradle-to-cradle”, um conceito que inspira o sistema produtivo circular, de forma que os resíduos funcionem como nutrientes de um novo ciclo, e assim continuamente.

Para o projeto de revestimento das bancadas das áreas laboratoriais e de internação foram utilizadas 35 chapas de revestimento Silestone White Storm e 12 de Silestone Blanco Norte, materiais com absorção próxima a zero e de altíssima duração. Moura afirma que os materiais Cosentino são produzidos para serem usados “de verdade”.

“Por isso nos comprometemos com uma garantia de 25 anos para o Silestone. O ambiente hospitalar é muito suscetível a micróbios e bactérias, por isso já não é mais permitido o uso de pedras naturais como o granito, e nem dos produtos com excesso de resina na composição”, explica. Os materiais Silestone possuem, ainda, selos Europeus e Americanos que atestam seu uso para ambientes hospitalares e de manipulação de alimentos, ressalta ele. “Os materiais de outras procedências, como os chineses, não possuem essa certificação.”

Produtos de procedência desconhecida e preços menores são, inclusive, um dos maiores desafios enfrentados pela empresa espanhola. O gerente conta que, nesse tipo de negociação, busca-se sempre maior aproximação do cliente, para que não haja intermediários no acordo. “Dessa forma, conseguimos garantir uma situação onde todos ganham, já com os parceiros na região.”

Para o projeto da Unimed Chapecó, iniciado em maio de 2017, a Cosentino contou com um de seus marmoristas Loyalty, equipe de marmorarias parceiras treinadas pela equipe técnica da empresa, a Marmoraria Chapecó. No cenário da humanização, o cuidado com a equipe é tão importante quanto a atenção dispensada aos materiais utilizados. “De nada adianta todo o cuidado com a arquitetura e formação dos envolvidos em um projeto desse porte”, afirma Moura.

“E nada mais humano do que os produtos e pessoas envolvidos estarem em conformidade com sua saúde e seu bem estar, ajudando a promover a recuperação de forma mais natural, com qualidade e sem interferências negativas.” O mais recente lançamento da Cosentino, o Dekton, também é amplamente procurado por instituições de saúde no Brasil e mundo afora; produto mineral, compactado sob 25.000 toneladas de pressão e com resistência a calor a níveis inéditos ao Setor, o revestimento pode ainda ser utilizado na arquitetura moderna, em fachadas e pisos.

Para 2019, os planos da empresa consistem em seguir inovando e manter os bons índices de crescimento do ano que ficou para trás. “Em 2018, apesar das complicações na economia geral, crescemos cerca de 15% e seguimos crescendo muito em todos os nichos da saúde do meio corporativo através de investimentos nas principais feiras e mostras nacionais”, afirma Moura.

Esta matéria e muito mais você confere na edição 29 da revista HealthARQ.

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS