Há um ano atrás, em janeiro de 2018, a Unimed Joinville (SC) deu um passo muito importante na sua trajetória de mais de 40 anos. Com o objetivo de se posicionar como referência em serviços oncológicos em todo o estado de Santa Catarina, a Instituição investiu cerca de R$ 95 milhões na inauguração de um Centro de Oncologia.
A unidade, anexa ao prédio do Centro Hospitalar Unimed (CHU), conta com salas de quimioterapia, radioterapia e medicina nuclear. A área de atendimento do Centro de Oncologia possui área total de 4.400 m². Naquela época, o presidente da Unimed Joinville, Enio Rieger, pontou que o novo Centro foi um avanço para os pacientes oncológicos, que passaram a ter atendimento em um só local, proporcionando a agilidade no tratamento.
Além da construção do Centro de Oncologia, o Hospital também inaugurou o Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC), que integra serviços voltados ao atendimento aos beneficiários, como Laboratório, Comercial, Autorizações, Serviço de Atendimento Domiciliar, Espaço Viver Bem e Unimed Personal, em um único espaço.
“Em crescimento, temos o Bloco B, que com piso térreo, auditório, salas de aulas e estacionamento somando um total de 24.000 m², além da área do Núcleo de Atendimento ao Cliente que possui 1.870 m²”, explica Rieger sobre as áreas ampliadas recentemente.
Apesar dos investimentos recentes serem muito significativos para a Instituição, também fazem parte dos planos da Unimed Joinville novas aplicações em infraestrutura. “Estamos preparando melhorias para o Centro Hospitalar Unimed com a ampliação de leitos, além da montagem de Centros de Atendimento da Unimed Joinville no parque empresarial Perini Business Park, que fica no Distrito Industrial de Joinville e também na cidade de Araquari”, revela o presidente.
Conforto, cuidado e bem-estar
Todos os investimentos em ampliação e aperfeiçoamento de estrutura são realizados com o propósito de melhorar o conforto e bem-estar dos pacientes. Com esse objetivo, a Unimed Joinville valoriza as práticas de humanização em seu ambiente de cuidado, baseando-se em modelos de referência para o melhor atendimento.
“Estar no ambiente hospitalar gera desconforto e, para amenizar a sensação e promover o acolhimento, a cooperativa se baseia no modelo espanhol de humanização em UTI’s e promove ações que buscam a excelência no atendimento”, declara Enio Rieger, presidente e diretor-geral da Unimed Joinville.
Tecnologia
Além da humanização, o Grupo também investe em tecnologia, a fim de qualificar a experiência dos pacientes e oferece-los o melhor tratamento e diagnóstico. Por isso, o hospital adquiriu, recentemente, equipamentos importantes e modernos como o Acelerador Linear Elekta Synergy Full, Braquiterapia Elekta Micro Selectron, Discovery NM 630/GE (Gama Camara) e Discovery IQ/GE (PET CT), no Centro de Oncologia, e ainda, Ressonância de 3 Tesla e Tomografia Computadorizada de baixa radiação, que estão instaladas no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI).
Sustentabilidade
Desenvolvendo tecnologia e humanização no ambiente hospitalar, a Unimed também valoriza a responsabilidade social e a sustentabilidade. Sendo assim, a unidade de Joinville atua em parceria com a comunidade através de projetos sociais e ações comunitárias, que são norteados pela Unimed do Brasil.
Como forma de incentivar as práticas sustentáveis, o Grupo premia as cooperativas que possuem visibilidade ao incorporarem as ações de responsabilidade social em seus trabalhos. Assim, a Unimed Joinville possui, atualmente, o Selo Prata de Sustentabilidade, desenvolvendo os projetos: Recicla e Viva, Eu Ajudo na Lata, Academia da Melhor Cidade e Uma Criança, uma árvore.
Esta matéria e muito mais você confere na edição 29 da revista HealthARQ.