Apoiado pela União Brasileira de Educação e Assistência (UBEA), o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul – InsCer é administrado por uma equipe de neurocientistas comprometidos com o desafio de fornecer cuidados neurológicos de alta qualidade através do desenvolvimento e aplicação de tecnologias inovadoras.
A ampliação do Instituto do cérebro – InsCer, intitulada Fase II, dentro do centro de saúde da Pontifícia Universidade católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, visa expandir os espaços de pesquisa, assistência e gestão através de novos laboratórios, equipamentos, consultórios e área de exames de ponta.
A Construtora TEDESCO foi selecionada para executar a construção da nova fase do INSCER que contará com área de aproximadamente 6.950,00 m², totalizando 9.335m² entre Fase I e Fase II. Como a nova fase ficará sediada ao lado do Inscer Fase I, a interação entre as duas edificações será de baixo impacto, pois serão interligadas somente ao fim do projeto pelo pavimento térreo e segundo pavimento. A construção do Inscer Fase II teve início em maio de 2019 e tem sua conclusão prevista para 2020.
A edificação contará com seis pavimentos contemplando no pavimento térreo: recepção, bistrô, loja, auditório para 270 lugares, e áreas de apoio. Nos 2º e 3º pavimentos: laboratórios, sala de pesquisas e consultórios, além do centro de imagem com equipamento de ressonância e tomografia. No 4º pavimento: áreas técnicas para subestação, gerador e fancoils. No 5° pavimento a área administrativa e no 6º pavimento a área técnica, além da cobertura que abrigará os chillers.
Em estrutura de concreto armado tradicional, revestimentos internos de alto padrão e laboratórios de alta performance, a edificação caracteriza-se como desafiadora pelo prazo enxuto de entrega do projeto, estimado em 12 meses.
Tecnologia e meio ambiente
O projeto arquitetônico foi inteiramente concebido pela equipe de arquitetos da Pontifícia Universidade Católica do RS, que considerou o uso de materiais de alta durabilidade, fácil manutenção além do apelo estético moderno criando ambientes integrados sem reduzir a performance acústica, já que possuem muitas divisórias internas em vidro e alumínio.
Os projetos foram desenvolvidos nos conceitos BIM de maneira que a Construtora, através de sua expertise no manuseio dessa tecnologia, pudesse extrair as mais diversas informações que auxiliaram nos processos de contratação e facilitaram o entendimento do projeto, caracterizado pela complexidade de detalhes e materiais.
Para este projeto a Construtora busca novas tecnologias e melhorias, adotando uma nova solução de visualização de modelos 3D, integrados as plantas 2D, que garante maior qualidade e agilidade na execução da obra.
Já no que diz respeito à responsabilidade ambiental da PUCRS, a Construtora está engajada em seguir as diretrizes das licenças ambientais gerenciadas pela PUCRS que abrangem não só o ambiente do projeto, mas o campus em sua totalidade. O descarte de resíduos e controles ambientais estão sendo realizados em parceria para maximização dos resultados no controle de intervenção ambiental.
Esta matéria, publicada originalmente na edição 62 da revista Healthcare Management, você confere aqui!