O Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS), pertencente à Unimed Sorocaba, é uma das cinco únicas instituições de saúde brasileiras contempladas no Health Care Climate Challenge, iniciativa da rede Global Green and Health Hospitals (GGHH). O hospital sorocabano recebeu a medalha de ouro na categoria Energias Renováveis, tornando-se oficialmente um dos Campeões do Clima de 2019 neste país, durante o Seminário Hospitais Saudáveis, realizado em 12 de novembro, no Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista.
Representando a Unimed Sorocaba, estiveram presentes José Francisco Moron Morad, Patrícia Bezerra da Silva, Taciana Leôncio e Gian Tacchini, respectivamente, presidente, gerente de Planejamento e Sustentabilidade, líder de Meio Ambiente e coordenador de Engenharia Clínica da Unimed Sorocaba/Hospital Dr. Miguel Soeiro. Gian, por sinal, fez uma explanação sobre o projeto Mercado Livre de Energia durante o evento.
“As primeiras políticas voltadas ao meio ambiente foram estabelecidas pela Unimed Sorocaba muitos anos atrás”, explica José Moron. “Deste então, outras foram implementadas e todas foram muito bem acolhidas pelos cooperados e colaboradores. Isso nos permite afirmar que, hoje, não temos somente políticas nesse sentido, mas uma sólida cultura de consciência ambiental, o que significa o uso racional dos recursos naturais e máximo esforço em evitar danos ao meio ambiente”, completou.
Todas as ações são tratadas e discutidas em um fórum específico, denominado Comitê Corporativo de Sustentabilidade, do qual participam representantes do HMS e da Cooperativa. Sua principal missão é propor um plano de metas e melhorias para questões que envolvam a gestão sustentável da instituição, disseminando o conceito da sustentabilidade para toda a organização e demais partes interessadas.
Para o superintendente da Unimed Sorocaba, Miguel Villa Nova Soeiro Filho, estar entre as quarenta instituições mundiais reconhecidas pela vanguarda na transformação em cuidados de saúde inteligentes para o clima é mais um marco na história da Cooperativa. “Buscamos ações que, de fato, repercutam positivamente junto ao meio ambiente. Além de implementá-las, sempre temos como objetivo que elas se solidifiquem e ampliem-se, o que nos possibilita fazer um pouco mais a cada dia”, pontuou.
A ação contemplada pela GGHH foi o projeto Mercado Livre de Energia, que permite adquirir energia diretamente dos geradores por meio de contratos bilaterais. Isso implica em uma série de vantagens em relação ao mercado convencional, além do benefício ambiental, uma vez que a energia contratada é necessariamente de fontes limpas (como biomassa, solar, eólica e originárias das denominadas Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCHs). Há, também, a redução de custos, flexibilidade de negociação e personalização do serviço.
O HMS faz, ainda, uso da calculadora de CO2, cuja função é registrar e identificar oportunidades para diminuir as emissões de gases do efeito estufa nos processos internos, assim como realizar a compensação por meio do plantio de árvores e adoção de áreas verdes, considerando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável instituídos mundialmente pela Organização das Nações Unidas. Deste modo, vem se tornando, ambientalmente, um hospital cada vez mais consciente e responsável.
O prêmio Health Care Climate Challenge reconhece as organizações de saúde que estão avançando em direção a cuidados de saúde inteligentes em termos de clima, mitigando seu próprio impacto, economizando dinheiro e liderando pelo bom exemplo. Neste ano, participaram 40 instituições de 15 países.