Com gestão formulada a partir do respeito mútuo, espírito coletivo, comprometimento empresarial, orientação centralizada e ações descentralizadas desde sua fundação, o Grupo São Cristóvão colhe gradualmente cada vez mais os frutos de um legado construído consistentemente no decorrer dos últimos 108 anos.
A Instituição, que já possuía desde 2009 o selo ISO 9001, desde 2012 a certificação ONA III – Acreditado com Excelência, e desde 2009 o selo SINASC Ouro – Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos, conquistou um novo marco em sua trajetória de certificações em 2019. Além de conquistar pelo nono ano consecutivo o Prêmio Socioambiental Chico Mendes, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente pelos programas de redução de consumo de energia elétrica, captação de água para reuso em sanitários e jardinagem e reciclagem de resíduos, neste ano o Grupo obteve a certificação Qmentum International Diamond.
Qmentum International
Entregue pessoalmente pelo Consul Geral do Canadá, Stéphane Larue, o selo, que assegura às organizações os requisitos internacionais de governança e boas práticas assistenciais, contempla o Hospital e Maternidade São Cristóvão e os Centros Ambulatoriais Américo Ventura. O processo de adequação para a Qmentum foi desenvolvido por quatro anos, período no qual as unidades foram submetidas a adequações e aprendizado para a implantação de todas as práticas de segurança. Hoje, apenas 101 dos 5.600 hospitais brasileiros possuem a acreditação canadense.
Trabalho em equipe
“Toda a trajetória de sucesso do Grupo São Cristóvão Saúde só foi alcançada através da construção de um verdadeiro time que vem se profissionalizando a cada dia, focado na evolução e crescimento Institucional. Isso só pôde ser alcançado graças a performance, carinho e dedicação de nossos profissionais”, pontuou Valdir Pereira Ventura, presidente e CEO do Grupo São Cristóvão Saúde. Para muito além das práticas voltadas à segurança na assistência, na utilização de medicamentos, na identificação do paciente e o papel da família na segurança do próprio paciente, a mobilização de toda a equipe assistencial e o corpo clínico foi essencial, conta Ventura.
Plano de expansão
Dado o devido peso à gestão e revisão de processos e do parque tecnológico, a inserção de novos protocolos assistenciais e metodologias de tratamento, a certificação vem também para coroar o planejamento estratégico de expansão da Instituição para 2019 que no início do ano previu novos Centros especializados até dezembro.
Centro Cardiológico
Com foco em inovação e crescimento, o Centro Cardiológico do São Cristóvão, construído dentro do Centro Ambulatorial Américo Ventura I, foi ampliado em 80% para concentrar todos os atendimentos ambulatoriais e exames em um único espaço. A área, com mais de 500 m², possui cinco consultórios e abrange em sua estrutura ambulatorial exames como Ecocardiograma, Eletrocardiograma, Eletroneuromiografia, Holter, Mapa e Teste ergométrico totalmente computadorizado.
Para Ventura, a ação reduz o tempo de agendamento de consultas e procedimentos para Cardiologia, e proporciona maior precisão diagnóstica através da aquisição de avançados equipamentos, que incluem a emissão inovadora de laudos por telemedicina. Pensando na sustentabilidade e meio ambiente, o Centro Cardiológico possui consultórios com controle de energia via cartão magnético, sistema de climatização VRV totalmente digital (representando, em média, 40% de economia de energia), iluminação com painéis de Led e telhado com “telhas-sanduíches”, que promovem redução de calor e melhor acústica do ambiente.
Centro Laboratorial
Seguindo o ritmo de grandes mudanças no segundo semestre deste ano, o Grupo inaugurou em parceria com o grupo DASA o Centro Laboratorial Américo Ventura (CLAV), na Mooca. A parceria, realizada através da CientíficaLab, empresa do grupo DASA, viabilizou a prestação dos mais diversos serviços de medicina diagnóstica. Anatomia Patológica, Biologia Molecular, Bioquímica, Citogenética, Citometria de Fluxo, Coagulação, Eletroforese, Hematologia, Imunohematologia, Imunologia, Micologia, Microbiologia, Parasitologia, Sorologia, Toxicologia, Urinálise, Hormonologia e Genética são alguns dos serviços de análises clínicas prestados pelo novo Centro.
Um milhão e 700 mil foram investidos no CLAV, entre estrutura, tecnologia e equipamentos. Para gerir tamanha estrutura e atender aos 125 mil beneficiários do Plano de Saúde que serão contemplados pelo Centro, profissionais altamente capacitados foram contratados. “Com grande investimento em tecnologia, ficará ainda mais fácil e rápido acessar os resultados dos exames online,” afirma Ventura.
CAAV V
A inauguração seguinte realizada pelo Grupo foi o Centro Ambulatorial Américo Ventura V, em Itaquera. Com 2.000 m², o novo centro conta com áreas de observação, medicação adulto e infantil e um local destinado a pequenos procedimentos. O CAAV V contempla ainda coleta de análises clínicas, exames ginecológicos, cardiológicos e ultrassonografia, e possui 15 consultórios que possibilitam a promoção de 25 mil consultas e cinco mil exames ao mês em especialidades de Clínica Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia.
“Itaquera é uma das regiões de São Paulo em grande desenvolvimento, com comércio, escolas técnicas e faculdades renomadas. Faltava um Centro Clínico Ambulatorial completo e de reconhecida qualidade que fizesse jus à população de Itaquera e seu entorno”, ressalta o CEO do Grupo. “Este projeto foi concebido para atender a atual demanda assistencial de nossos beneficiários em Itaquera e adjacências, com o padrão de qualidade de atendimento próprio do Grupo São Cristóvão Saúde.”
CAAV VI
Com aproximadamente R$ 11 milhões investidos, foi inaugurada ainda a Unidade VI do Centro Ambulatorial Américo Ventura; ao todo, são 538m² focados exclusivamente nos atendimentos oftalmológicos, no 15º andar do edifício de alto padrão Bernini Empresarial, também na região da Mooca. O CAAV VI conta com equipamentos de última geração, instalações modernas e layouts que proporcionam um melhor fluxo para o paciente e equipe médica.
Primeira unidade ambulatorial do Grupo especializada em oftalmologia, o CAAV VI conta com equipamentos de última geração, sala de exames e aplicações intravítreas e nove consultórios que possibilitam a realização de mais de 19 mil consultas e mais de 3 mil exames ao mês. “Ampliamos a atual capacidade de atendimento em 100% para honrar as necessidades de nossos atuais 125 mil beneficiários, e aos tantos outros que virão em busca do nosso atendimento qualificado e humanizado”, explica o CEO do Grupo São Cristóvão.
Para maior conforto e rapidez no diagnóstico, além da consulta, os pacientes poderão fazer todos os exames no local, como Biometria, Tonometria, Fundoscopia, Microscopia especular de córnea, Paquimetria ultrassônica, Mapeamento de retina, Tomografia de coerência óptica, Ultrassonografia, Fotocoagulação (laser), Iridectomia, Retinografia, entre outros.
Liderança reconhecida
Tamanha dedicação à excelência dos serviços prestados levou o Grupo São Cristóvão Saúde a ser contemplado ainda com o troféu Líderes da Saúde 2019, na categoria Saúde Suplementar – Filantropia. Dentre as ações voltadas à população que colocaram o São Cristóvão no radar, está a atuação do Instituto de Ensino e Pesquisa Dona Cica, que fomenta a pesquisa na saúde e o ensino para qualificação e aprimoramento profissional, além de promover atividades multidisciplinares, propiciando troca de experiência e aprendizado no que diz respeito aos processos hospitalares.
O Grupo ainda promove continuamente cursos, palestras, aulas, simpósios, jornadas científicas, programas de atualização e educação continuada e, desde 2006, realiza sessões de cinema gratuitas, abertas ao público e coordenadas por psicólogos. A ação, além de incentivar o convívio entre a comunidade, proporciona entretenimento e, através da diversão, promove a troca de experiências e ideias sobre a melhor maneira de se lidar com assuntos cotidianos em aspectos psicológicos. “Acreditamos que o grande desafio profissional é preparar o indivíduo para que ele possa atender à exigência da modernidade e do mercado de trabalho.”
Está matéria e muito mais você confere na revista Healthcare Management edição 63!