Com a responsabilidade de manter o organismo humano funcionando, o coração é uma das áreas que requer cuidado para operar perfeitamente. Além disso, segundo o Ministério da Saúde, estima-se que 31,5% dos óbitos no Brasil são provocados por doenças cardiovasculares (DCVs), tornando-a primeira causa de morte entre a população brasileira.
Perante essa relevância na sociedade e mercado, o Hospital São Francisco Cotia investiu em uma infraestrutura à altura das necessidades populacionais.
“Atualmente, o Hospital possui serviço de hemodinâmica, capaz de prevenir um infarto. Com ele, o tratamento deu um salto de qualidade e, somado aos exames, facilita o diagnóstico da doença”, explica o diretor-executivo do HSF-Cotia, Flávio Ceballos.
O setor conta com uma sala híbrida, na qual localiza-se um equipamento com mesa inclinada, único com recursos avançados para diagnóstico e tratamento ligado à Neurorradiologia e doenças Cardiovasculares complexas.
“Por meio dessa infraestrutura, é possível oferecer o uma ampla gama de aplicações clínicas, permitindo reconstruções em 3D”, pontua o executivo.
O resultado do serviço, afirma Ceballos, é uma intervenção menos invasiva, que possibilita a obstrução da artéria e a eliminação da lesão sem a abertura do coração do paciente.
Além de uma moderna infraestrutura, o Hospital possui uma equipe qualificada de cardiologistas prontos para atender qualquer tipo de emergência cardiológica em minutos.
Tal fato pode ser atestado na capacitação dos colaboradores: 70% dos médicos possuem especialização em sua área de atuação.
“Um dos nossos maiores pontos de atenção é a atualização e treinamento constante da equipe multidisciplinar do hospital São Francisco. Dessa forma, é possível ter equipes prontas para realizar qualquer intervenção minimamente invasiva em um curto período de tempo”, explica Ceballos.
Inovar para crescer
Com 203 leitos, 14 consultórios de pronto atendimento e 11 ambulatoriais, engana-se quem acredita que o Hospital já está satisfeito com os avanços adquiridos até hoje. Ceballos explica que a Instituição está sempre focada em um olhar inovador e dinâmico, tendo o paciente no centro do atendimento.
“É nisso que o Hospital São Francisco acredita, pois investe fortemente em tecnologia ao aliar-se com empresas que tem focado para crescer.”
Com esse olhar de crescimento, o São Francisco possui ótimas expetativas para o futuro. “Iremos instalar um setor de Cardiologia Hemodinâmica na nossa unidade da Zona Leste de São Paulo no Hospital Sagrada Família, afim de ampliar atendimento no segmento”, finaliza o diretor.
Esta matéria e outras você confere na edição 66 da Revista Healthcare Management.