Associados da ABRAIDI elegem integrantes dos conselhos de Administração, Ética e Fiscal e presidente é reconduzido ao cargo
A Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde – ABRAIDI – realizou Assembleia Geral de associados, em 9 de junho, que elegeu integrantes para o Conselho de Administração, para a Comissão de Ética e Processamento e para o Conselho Fiscal.
Depois da eleição, o Conselho de Administração Eleito teve sua primeira reunião, realizada em 16 de junho, e reconduziu o atual presidente Sérgio Rocha para um novo mandato de um ano e meio a frente da entidade até 31 de dezembro de 2021.
Sérgio Rocha atuou fortemente, nos últimos três anos, para projetar a ABRAIDI como uma das entidades líderes no setor de saúde e para isso intensificou a agenda de reuniões e encontros com órgãos reguladores, com representantes de governos Federal, Estaduais e Municipais, com parlamentares, com entidades coirmãs, associações de hospitais e operadoras de saúde, entre outros.
O presidente ainda defendeu o segmento e, pela primeira vez, conseguiu reunir dados setoriais em uma pesquisa anual que, em 2020, chega a sua terceira edição: “O Ciclo de Fornecimento de Produtos para Saúde no Brasil”.
O estudo revelou as principais distorções da saúde que são praticadas e atingem em cheio os distribuidores e importadores. As distorções representam, em média, metade dos custos de operação das empresas e giram financeiramente em valores acima de R$ 1 bilhão todos os anos em retenções de faturamento, glosas injustificadas e inadimplência.
As pesquisas, anunciadas em Fóruns da ABRAIDI, fomentaram publicações impressas e online que foram entregues em audiências com autoridades públicas, órgãos reguladores e associações de hospitais e operadoras de saúde.
“Os documentos sustentaram, inclusive, denúncias da ABRAIDI feitas na Comissão de Valores Mobiliários e na Agência Nacional de Saúde Suplementar”, destacou o presidente reeleito.
Sérgio Rocha é formado em administração de empresas com pós-graduação em Administração Hospitalar. Iniciou a carreira na área da saúde no Hospital Cristo Redentor de Porto Alegre/RS trabalhou por quase uma década em diversos cargos de chefia em áreas administrativas.
Foi ainda, por outros dez anos, gerente Regional Sul da Johnson & Johnson e, desde 1998, está na Endosul, uma das associadas da ABRAIDI. “Estou há 40 anos nesse mercado e feliz por poder contribuir por mais um período”, afirmou o presidente reeleito.
Na reunião do Conselho de Administração foram também eleitos o vice-presidente, Ronaldo Sampaio Carneiro, da Duder Produtos Médicos, de Salvador/BA, associado desde 2005 e conselheiro desde 2011, e a diretora do Conselho de Administração, Cândida Bollis, da SP Intervention, de São Paulo/SP, associada desde 2003 e do Conselho desde 2011.
O mandato do Conselho é de três anos e termina em 30 de junho de 2.023. As eleições foram auditadas pelo advogado especialista em direito regulatório e sanitário, Alexandre Nemer Elias, e acompanhadas pelos três integrantes da Comissão Eleitoral: o diretor executivo, Bruno Bezerra, o diretor técnico, Sérgio Madeira e a responsável pelo atendimento ao associado, Tayane Araújo.
O presidente da ABRAIDI destacou que nos próximos anos pretende projetar ainda mais a imagem da Associação levando a entidade para debater os problemas do setor de saúde para buscar com todo o mercado uma solução comum.
“Precisamos deixar os discursos de lado e, verdadeiramente, promover ações coletivas, com as entidades coirmãs, que tornem o setor mais sustentável, sempre tendo como pilares principais da atuação comercial a ética e a transparência”, completou Sérgio Rocha.