Fundador da Anvisa, Gonzalo Vecina Neto, fala sobre vida e carreira em “1 década de Influência”
Gonzalo Vecina Neto, médico sanitarista e professor da FSP-USP, foi o grande entrevistado pela série de Lives “1 década de Influência” da plataforma Healthcare no dia 21 de julho.
Conduzido pelo presidente do Grupo Mídia, Edmilson Caparelli, o executivo falou sobre os caminhos que o trouxeram a Saúde, bem como os desafios do segmento.
Médico formado na FM Jundiaí em 1977, Vecina explicou que a escolha pelo curso teve influência de seus familiares.
“Meu tio cursou medicina na primeira turma de Sorocaba. Isso me influenciou muito. Meu avô criou um centro cirúrgico nos fundos da padaria. Eu moleque, ficava olhando aqueles procedimentos.”
Com um longo currículo no setor da Saúde, Vecina foi fundador e presidente da Anvisa de 1999 até 2003. “Nessa época havia a necessidade de regularizar as regras do mercado nacional e assimilar o mercado internacional que estava entrando com tudo no mercado. Criamos então a ANVISA”.
Além disso, Vecina também foi um dos idealizadores do Sistema Único de Saúde (SUS), em 1988.
“O Brasil se redemocratiza naquela época ali surgiu um projeto na Saúde de país contemporâneo. Acredito que o SUS representa um modelo civilizatório em prol dos direitos humanos”.
Sobre o atual momento vivido da pandemia do coronavírus, o professor ressalta a importância do SUS durante o período ““Espero que a pandemia nos deixe como importante legado a necessidade de se ter um sistema de base universal integral que busque a igualdade entre as pessoas. É o caminho”, finaliza.
Assista a entrevista completa com Vecina abaixo.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=SsgjVYIjXLk[/embedyt]