Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa reposiciona a saúde de Campina Grande no cenário nacional
Campina Grande – PB, uma das mais importantes cidades do interior do norte e nordeste, com 400.010 mil habitantes, tornou-se grande referencial na da região nas áreas de educação e cultura, como nas atividades comerciais e tecnológicas. Agora a população pode contar com uma nova assistência também na Saúde.
Nasce o Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa – HELP, da Unifacisa, que trará um reposicionamento da medicina de Campina Grande e do Nordeste em um mundo em constante transformação. A estrutura congregará uma medicina de ponta, alta tecnologia, ensino e pesquisa.
“Além de fortalecer o ensino médico e o atendimento hospitalar na região, o HELP terá um papel fundamental na geração de empregos, renda e qualidade de vida para a população”, explica a diretora de estratégia e inovação da Unifacisa, Carolina Gadelha.
No total, o Help terá 400 leitos, três UTIs (adulto, infantil e neonatal) totalizando 40 leitos, 11 salas cirúrgicas, sendo uma de cirurgia robótica, e uma especialmente preparada para transplantes de órgãos sólidos, pronto atendimento adulto e pediátrico e centro de oncologia.
Além disso, o Hospital contará com um grande centro de treinamento médico e um núcleo de pesquisa de ponta, com participação de parceiros nacionais e internacionais.
Além disso, a Instituição terá espaços para a instalação de laboratórios de pesquisa e empresas de biotecnologia.
“O Help faz parte de um ecossistema educacional, que oferece serviços para diversas demandas da sociedade, de maneira integrada e interdependente, visando o desenvolvimento do ser humano e da sociedade, através da produção de conhecimento. O Hospital é a peça que faltava nesta engrenagem, um projeto inovador”, pontua Carolina.
Construção do novo conceito
Para dar vida à estrutura do Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa (Hospital HELP), as diretorias da Unifacisa e da GND Construções se integraram com o objetivo de criar um projeto de excelência para o setor da Saúde de Campina Grande (PB) e do Nordeste como um todo. Com a parceria afinada, mãos à obra.
“Essa participação conjunta nos permite entregar um hospital moderno, otimizado e que viabilizará o alcance dos resultados desejados por nosso cliente”, pontua o engenheiro Geraldo Nogueira, executivo da GND.
Além da construção do Hospital, a GND ficou responsável pela seleção dos escritórios, contratação e gestão dos projetos complementares, coordenando os projetistas de diferentes regiões do país.
A GND adequou o planejamento construtivo entre as etapas que são necessariamente em concreto e a estrutura básica em aço, dada a velocidade produtiva que permite à obra.
A facilidade de criação em grandes vãos, bem como sua flexibilidade, permitirá aos espaços passar por novas divisões ou readequações futuras.
As paredes internas foram construídas em drywall e as argamassas de revestimento permitem curas rápidas e sem perdas de características, enquanto o sistema de ar condicionado traz automação embutida.
Além disso, a construção do bunker também demanda uma atenção redobrada, uma vez que abrigará a operação de radioatividade dos aceleradores lineares.
A concretagem das paredes e lajes de grande espessura exigirá concreto especial com rigoroso controle térmico e aplicação de aditivos específicos.
Além de todo o cuidado com cada detalhe do Hospital, a Construtora tem na sustentabilidade um de seus pilares.
“Atualmente, possuímos a ISO 9001, além de sermos certificados em Gestão Ambiental conforme a ISO 14001 e em Sistema de Saúde e Segurança Operacional pela ISO 45001”, ressalta o executivo.
Para assegurar a saúde dos envolvidos na obra em tempos de pandemia, a Construtora adotou um conjunto de medidas práticas que incluem disponibilização de máscaras, treinamentos, aferição da temperatura e presença ativa dos técnicos em segurança do trabalho.
“Nós nos orgulhamos em dizer que, até o momento, não tivemos o registro de nenhum caso da Covid-19 no canteiro de obras do hospital”, explica.
A equipe da GND acumula mais de 50 anos de experiência e centenas de obras concluídas, incluindo sete hospitais de grande porte. Atualmente, a GND está envolvida na construção de dois grandes hospitais, que totalizam 66.000m² de área construída, 600 leitos e 25 salas de cirurgia.
“Nossa empresa está preparada e confiante na expansão de suas atividades. Se de um lado o novo coronavírus freou alguns setores da economia, de outro acelerou a transformação de segmentos em que nossa empresa já estava muito bem posicionada, em especial o da saúde”, finaliza Geraldo Nogueira.