CEO da Seegene Brazil busca tornar a produção nacional de insumos para Biologia Molecular mais acessível
Paraguaçu Paulista é uma cidade no interior de São Paulo localizada a mais de 460 km da capital do estado. Foi lá que o CEO da Seegene Brazil, Guilherme Ambar, nasceu e viveu até os 17 anos.
“Cresci brincando, inclusive com meus avós paternos e maternos. Eu e meu irmão passávamos muito tempo com eles, passando as férias no sítio”, relembra Ambar.
Foi nesse sítio que Ambar começou a se interessar por biologia. “Como meu pai e minha tia eram médicos, a minha vontade era seguir essa profissão. Mas, conforme o tempo foi passando, fui me conhecendo melhor, e descobri um interesse maior nos animais e mais na parte teórica do que prática.”
Ainda na escola, Ambar se apaixonou por genética e, após pesquisar sobre o projeto genoma e conversar com professores, decidiu por seguir na área da biologia. Logo no primeiro ano do curso na Unesp de Rio Claro, o gestor começou a estagiar na área desejada e percebeu que estava fazendo o que realmente gostava.
Ambar trabalhou no setor comercial da Molecular Brasil, mas logo foi convidado para integrar o time de assessoria científica da empresa em Belo Horizonte.
Sua história na empresa mudou quando Ambar recebeu a proposta de ser sócio e coordenador da área de biologia molecular, uma paixão descoberta ao longo dos anos. O time da Molecular e Ambar optaram, então, por abrir uma segunda empresa, chamada Innovare Diagnósticos, focada na parte de diagnóstico.
Mas a parceria acabou e Ambar tinha o objetivo de continuar com a Innovare e ter seu próprio negócio do ramo.
“Todos os equipamentos e insumos que chegam de biologia molecular no Brasil são muito caros. Laboratórios pequenos no exterior compram itens por cerca de USD 60 mil, mas aqui chegam por R$ 1 milhão, o que inviabiliza muito o mercado brasileiro. Diante desta demanda, pensei em tornar a produção nacional mais acessível.”
Suas multi experiências profissionais também contribuíram para este novo negócio. “Tive a chance de passar por todas as partes do processo de vendas e esse conhecimento agrega muito no meu atual negócio.”
No entanto, antes de dar início ao novo negócio, a Seegene, empresa de diagnóstico molecular, procurou Ambar e propôs a criação de uma subsidiária da empresa no Brasil.
A missão da empresa era o que Ambar idealizava: produzir produtos de ponta com o preço mais acessível. “O mais interessante é que a Seegene é detentora da própria tecnologia. Eles investem muito em P&D e sempre tentam criar produtos novos com preços interessantes.”
Assista abaixo a entrevista de Guilherme Ambar, CEO da Seegene Brazil, concedida a Edmilson Jr. Caparelli, presidente do Grupo Mídia.