“Uma queda de energia, além de afetar toda a agenda cirúrgica e de exames, interfere também na perda de dados e do sistema de climatização, gerando prejuízos e desconforto, explica o especialista.”
Com o objetivo de evitar a paralisação dos serviços hospitalares e, consequentemente, a perda de dados e materiais importantes, o ambiente de missão crítica de um hospital é composto por uma série de equipamentos e tecnologias estruturados para funcionarem de forma redundante e continua.
“Uma queda de energia, além de afetar toda a agenda cirúrgica gera outros transtornos, como paralisação de exames e na perda do sistema de climatização, que é diretamente ligado ao funcionamento do complexo hospitalar. Cabe ressaltar também o cuidado com o paciente, pois a qualquer oscilação ou queda de energia, mesmo que breve, pode colocar em risco a saúde dos pacientes”, afirma o engenheiro da Sotreq, Ricardo Teixeira.
Para garantir a segurança no fornecimento de energia, a Sotreq dispõe de corpo de engenharia consultores de negócios especializados e focados em cada segmento, principalmente no da saúde.
“Quando participamos de um projeto nos dedicamos a entender toda a lógica de funcionamento atual e quais são os desconfortos causados pelo sistema de energia em cada cliente, e com isso claro, desenhamos a melhor solução específica para cada realidade, para propiciar a máxima segurança do sistema de fornecimento de energia”, pontua o engenheiro da Sotreq.
E uma das necessidades do setor da saúde é ter a disposição a potência adequada às suas atividades em uma menor área. “Sabemos o quanto em um hospital o espaço é disputado para centros cirúrgicos, UTI, enfermaria, entre outros. Nosso desenvolvimento da solução global, que envolve não somente os geradores, mas também painéis de força, de comando, automação, instalação e todos os acessórios e serviços para o perfeito funcionamento do sistema, também leva em consideração este ponto, sem abrir mão da confiabilidade.
Com o desenvolvimento da tecnologia, , a Sotreq oferece também o monitoramento remoto de seu parque de geradores Caterpillar instalados em seus clientes. “Com o Sotreq Link é possível fazer a coleta e o tratamento dos dados, proporcionando uma atuação preventiva e eficaz, sem colocar em exposição o equipamento do cliente, propiciando uma ação programada sobre a atuação de um possível problema futuro”, ressalta Teixeira.
Inovação como meta
Acompanhando a modernização do setor, a Sotreq busca novas tecnologias visando segurança em questões energéticas. Além da linha CAT, a Sotreq oferece em seu portfólio UPS Rotativas, que, por meio de um sistema livre de baterias e eletrônica de potência, traz uma alternativa confiável e segura ede proteção e fornecimento de energia para cargas críticas.
“A Sotreq, através de parcerias estratégicas traz ao mercado soluções completas em equipamentos e serviços afim de garantir o fornecimento ininterrupto dos sistemas para garantir com segurança a continuidade dos negócios.