O Hospital Samaritano, localizado na zona sul da capital de São Paulo, conta com mais de 120 anos de história. A Instituição sempre buscou por inovar em sua estrutura e aperfeiçoar o atendimento, tendo em vista o cuidado e dedicação integral ao paciente.
Para atender os pacientes com mais conforto e qualidade, o Hospital investe em sua expansão física e uma delas ficou a cargo da Ararat Engenharia, responsável por trabalhar na instalação de dez novos leitos de UTI, dois novos aparelhos de raio x de última geração e novo QGBT para atender à essa nova carga. Além disso, o serviço contou com a troca de cabos alimentadores com 200 metros de distância até a subestação, transformador de baixa tensão (220V/380V) com potência de 100kVA, nobreak de 10 e 20 KVA e quadros de iluminações gerais e específicas.
A Ararat, que está no mercado há 21 anos, foi responsável pelo desenvolvimento dos projetos de arquitetura e instalações, incluindo a elétrica, hidráulica, ar condicionado, detecção e alarme de incêndio, entre outros. A obra se iniciou em março de 2020 e foi entregue em junho do mesmo ano.
Por ter sido realizada durante a pandemia, a empresa teve que lidar com medidas de segurança e mudar alguns de seus planejamentos.
Segundo o sócio da Ararat Engenharia, Kegham Hratchya Dadian, foi preciso realinhar o planejamento da obra enquanto ela já estava em execução.
“Todas alterações tiveram que ser feitas sem que o custo ou prazo fossem alterados, além da necessidade de entregar os leitos rapidamente para atender a pacientes críticos do novo coronavírus”.
Ainda de acordo com Dadian, um dos maiores desafios enfrentados foi a falta de insumos e problemas na compra de materiais, já que a produção dos mesmos foi afetada pela pandemia.
Sustentabilidade também foi um ponto muito pensado no projeto do Hospital Samaritano, uma vez que trabalharam o consumo consciente de matéria-prima, minimizando os desperdícios e reduzindo gastos com alguns suprimentos.
Inovação
Com mais de 280 obras em seu portfólio, a Ararat Engenharia tem investido muito em aprimoramento de projetos e métodos de execução de obras para o setor da saúde.
“Nesta obra em especifico, trabalhamos com portas com visores inteligentes para monitoramento visual do paciente, automatização e controle do sistema de ar condicionado por ambientes, iluminação de LED para economia de energia, e muitos outras tecnologias”, revela Dadian.
O diretor acredita que a pandemia da covid-19 trouxe a capacidade de a empresa sair da zona de conforto, modernizando seus processos e executando funções de novas formas. “Por conta disso, agora a tendência é investir mais em métodos sustentáveis e soluções econômicas para nossos clientes”.
Durante as instalações dos leitos da UTI do Hospital Samaritano, a Ararat Engenharia preservou ao máximo o conforto dos pacientes, com objetivo de proporcionar um ambiente humanizado.
“Muitas pessoas têm ideia de que hospital é um lugar técnico e sem vida, mas é necessário trazer o bem-estar nesse momento tão delicado e importante na vida dos pacientes”, reflete Dadian.
Atualmente, a Ararat está focada em ampliar sua especialidade na área hospitalar, incluindo o investimento em estudos, planejamento e soluções de ambientes confortáveis e sustentáveis.
“Estamos trabalhando com planejamento e redução de custos para fazer mais com menos. A adaptação disso em meio a pandemia não foi fácil, mas conseguimos nos organizar e traçar planos para novos rumos.”
*matéria publicada na edição 33 da HealthARQ. Clique aqui e acesse essa e outras reportagens exclusivas da edição.