InterSystems e ABCIS se juntam para contribuir com a inovação tecnológica do setor
A InterSystems – provedora criativa de tecnologia de dados dedicada a auxiliar clientes a solucionarem os mais complexos problemas de escalabilidade, interoperabilidade e velocidade – e a Associação Brasileira CIO Saúde acabam de formalizar uma parceria que tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimento e práticas em tecnologia da informação para a saúde. Uma das principais metas da parceria é contribuir para mudanças em modelos de remuneração das organizações, a fim de que o ecossistema do setor se torne justo e sustentável, principalmente na saúde suplementar.
O momento é de desafios no setor da saúde e o atual modelo de remuneração “fee for services” se mostra ineficiente para a sustentabilidade da saúde em todo o mundo. “Hoje há a necessidade de buscarmos novas maneiras de tratar os cuidados com os pacientes de modo a ter maior qualidade no atendimento, resolutividade no tratamento, e redução de custos por prevenção e cuidados à saúde”, afirma Raimundo Nonato Cardoso, Healthcare Business Development Director na InterSystems Brasil.
O executivo explica que os custos crescentes alavancados pelo aumento da população, da sua expectativa de vida, do surgimento de novas tecnologias e tratamentos médicos levam a uma aceleração da “inflação médica” muito acima da capacidade do ecossistema do setor. Por isso, entidades e organizações da saúde defendem o modelo de remuneração “fee for performance”, que privilegia promoção e prevenção à saúde, além da qualidade do desfecho clínico.
Para Katia Neves, diretora de Marketing da InterSystems no Brasil, “a união da empresa com a associação trará grandes benefícios ao setor da saúde e vai suprir a lacuna de uma vertical que necessita de inovação tecnológica constante”. Katia reforça que o intercâmbio de conhecimento e práticas em tecnologia da informação é a fórmula ideal para o desenvolvimento das melhores soluções. “Para que novos modelos de remuneração sejam sustentáveis ao ecossistema, todos os sistemas das instituições têm de estar aptos a tratar, analisar e integrar dados de todos os padrões e origens. A InterSystems é a parceira mais indiada para dar esse suporte por meio de uma plataforma interoperável e confiável para tomada de decisões inteligentes – a InterSystems IRIS for Health.
No modelo “fee for performance”, portanto, é consenso que a informação é vital. A informação do paciente tem de estar num ambiente colaborativo, seja onde ela estiver armazenada, para que se possa ter um contexto analítico. Tudo integrado ao suporte de consentimento e autorização, que atualmente está em evidência em função da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Confira essa matéria na íntegra e outros conteúdos exclusivos clicando aqui.