Fundador da Amparo Saúde funda um novo sistema de atendimento primário no país

Emilio Puschmann aposta na medicina da família na série “1 Década de Influência”

Nascido em 1982 em Wuppertal, na Alemanha, Emilio Puschmann cresceu no país cercado pela cultura de empreender. Seu pai, refugiado da Alemanha Oriental, e sua mãe brasileira. Essa mistura de culturas sempre esteve presente na criação de Puschmann. “Em uma das viagens de negócios do meu pai ele conheceu minha mãe. Eu cresci em dois mundos completamente diferentes.”

Conviver com diferentes culturas foi um privilégio. “Com a dupla nacionalidade, eu consegui desenvolver um senso de adaptação muito forte. Por um lado, vivi uma cultura mais nórdica, rígida e mais restrita, por outro, aprendi com a cultura brasileira a ser mais flexível, passional e relacional.”

Desde jovem, Puschmann teve seu primeiro contato com o empreendedorismo através dos negócios de seu pai, que tinha uma empresa de embalagem. Esse espírito empreendedor só se fortaleceu com o tempo. Na faculdade, Puschmann fundou sua primeira empresa voltada para estudantes de consultoria estratégica e marketing. “Era um negócio B2B, assim como o do meu pai, e foi dessa forma que eu consegui conciliar meus estudos com o empreendedorismo desde cedo.”

Logo que saiu da faculdade, na busca por maior experiência, o executivo embarcou no mercado de trabalho. “Esse período foi muito valioso para mim. Eu trabalhava com fusões e aquisições, e consultoria para opções estratégicas para grandes empresas. Minha intenção era aprender e eu tiraria de lá o máximo de aprendizagem para abrir meu negócio.”

Foi então que, em 2011, o executivo tomou a decisão de partir definitivamente para empreendedorismo, mergulhando no começo da realização de seu sonho.

Meta definida

 No Brasil, Puschmann deu asas a uma empresa de psicologia on-line, a Telavita. “Em 2015, eu vendi minha participação no negócio. Ali eu já tinha começado a me interessar pelo mercado de saúde suplementar e telemedicina.”

Alguns anos depois, o executivo investiu no País o conceito de saúde de Atenção Primária à Saúde e a medicina de família. “Este conceito não existia da forma que existe em outros países. Eu já conhecia na Alemanha, onde o sistema se baseia em APS. Você precisa ter seu médico de família para encaminhar ao hospital e ao especialista. Eu vi uma oportunidade para o Brasil que poderia trazer muitos benefícios para o sistema de saúde no país, que tem alta sinistralidade nos planos de saúde e muitos desperdícios. ”

Puschmann complementa ainda que seu desejo era “fazer algo diferente, focado em empresas e operadoras, para melhorar o acesso à saúde suplementar, com planos mais baratos e com menos reajustes. As novas operadoras digitais estão apostando muito na APS, oferecendo planos mais competitivos em termos de preços.”

Nascia então, em 2017, a Amparo Saúde, pioneira no Brasil na criação de uma rede de clínicas voltada ao cuidado humanizado e à prevenção da saúde, com uso da tecnologia como diferencial e facilitador.

Agora, durante a pandemia, a Instituição está apostando em telemedicina, o que fez o número de clientes da startup crescer de forma exponencial. “Desde que adotamos o atendimento online de saúde, o número passou de 45 mil vidas para mais de 1,4 milhão de vidas, um salto de mais de 20 vezes.”

Desafios, anseios e mudanças

Mesmo tendo conquistado vitórias da Saúde, Puschmann se viu diante  de muitas dificuldades em empreender no Brasil. Mas, com resiliência e paciência, o executivo ascendeu no mercado. “Você tem que estar preparado para tentar de novo, mesmo que demore 10 anos. Hoje, eu aplico meus aprendizados para entregar excelência nessa área tão importante que é a saúde.”

Segundo o executivo, sua capacidade de superar desafios tem influência de seu pai. “Ele era marceneiro e precisou insistir inúmeras vezes e superar falhas no caminho para conseguir criar uma empresa grande e internacional. Esse seu elo de não desistir e sempre dar seu melhor ficou muito forte em mim, uma intuição por empreendedorismo e excelência.”

Puschmann ressalta a importância de estar cercado de boas pessoas. “Se você tem pessoas de caráter e pessoas que sejam mais inteligentes e mais hábeis do que você, se junte a elas. Sozinho é muito mais difícil. Isso vale para co-fundadores e colaboradores, mas também para consultores e mentores.”

Hoje, como membro efetivo da Entrepreuners’ Organization, da Associação do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e conselheiro da Aliança para a Saúde Populacional (ASAP), o executivo almeja novos desafios. Para o futuro, Puschmann tem o sonho de tornar a Atenção Primária à Saúde o foco da saúde suplementar no Brasil. “O setor da saúde brasileiro é um oceano azul com infinitas oportunidades de melhoria. Vamos surfar em busca da melhor onda”.

Confira a entrevista completa:

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS