A partir de dados epidemiológicos indicando o aumento de doenças neurológicas degenerativas, cérebro–vasculares e oncológicas, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) inaugurou o Instituto do Cérebro (InsCer) em 2012.
De lá pra cá, a demanda por esses atendimentos cresceu e, consequentemente, fazia-se necessário uma nova estrutura para o melhor atendimento dos pacientes.
A ampliação do InsCer foi entregue neste ano pela Construtora Tedesco, com a expansão de espaços de pesquisa, assistência e gestão através de novos laboratórios, equipamentos, consultórios e área de exames de ponta. “Nos seus quase 7.000 m², o espaço valoriza o importante papel do Instituto no quesito acadêmico, para pesquisas e capacitação de profissionais, quanto de atendimento à população que poderá contar com mais um ambiente de atendimento de primeira linha”, explica a Gerente de Contrato da Tedesco, Simone Paludo.
O novo centro conta com área de aproximadamente 6.950,00 m², totalizando 9.335m² entre Fase I e Fase II, além de seis pavimentos. “Desde o início do contrato, nosso objetivo foi atender de forma proativa as demandas do cliente, principalmente no atendimento ao prazo e qualidade dos serviços”.
Além disso, a edificação em estrutura de concreto armado tradicional traz revestimentos internos de alto padrão e será local de laboratórios de alta performance. Toda essa entrega de ambientes específicos e o curto prazo foram importantes desafios vencidos pela equipe da Tedesco.
Para cumprir tais necessidades do InsCer, a Construtora utilizou dos benefícios e premissas do Builing Information Modeling (BIM), o qual o projeto estava desenvolvido, “Isso proporcionou que houvesse a extração das mais diversas informações que auxiliaram nos processos de contratação, além de facilitar o entendimento do projeto caracterizado pela complexidade de detalhes e materiais diversos”.
A Tedesco também adotou uma nova solução de visualização de modelos 3D, integrados as plantas 2D e todas as informações do modelo, que garantiram maior qualidade e agilidade na execução da obra.
Atenção redobrada
Entendendo o compromisso com a sustentabilidade ambiental da PUCRS, a Tedesco seguiu as diretrizes das licenças ambientais gerenciadas pela PUCRS, que abrangem não só o ambiente do projeto, mas o campus em sua totalidade.
“A utilização de águas de serviço com estação de tratamento para uso nas bacias sanitárias, além do descarte de resíduos e controles ambientais durante o período de construção, foi realizado em parceria para maximização dos resultados no controle de intervenção ambiental”, pontua a gerente Simone Paludo.
E com a pandemia do novo coronavírus, a Tedesco reforçou o cuidado com toda equipe, por meio da criação de um Comitê de Crise para o estabelecimento dos protocolos de segurança. “Determinamos o afastamento imediato das pessoas do grupo de risco, a adoção do home office, escalonamento dos horários de trabalho das equipes para evitar aglomeração, treinamentos sobre cuidados pessoais, sanitização intensa e monitoramento ativo de sintomas no acesso as unidades e controle da temperatura corporal.”
Esta e outras matérias está na edição 72 da Revista Healthcare Management.