Inspirado pelos princípios de cuidado humanizado do fundador Mario Vrandecic, o Biocor Instituto mantém, desde sua fundação, em 1985, um forte investimento nos pilares de segurança, educação continuada e aprimoramento tecnológico. Tais fatores visam o melhor resultado para o paciente, motivo e razão da busca permanente do Instituto para melhor assistência à saúde.
“Todas as nossas ações são baseadas em processos previamente acordados, na infraestrutura de ponta, responsabilidade socioambiental, entre outros fatores que fizeram do Biocor uma referência nacional e internacional”, aponta a diretora geral do Instituto, Erika Vrandecic.
A experiência e disciplina em busca da máxima qualidade fez com que, em 2020, o Hospital trabalhasse frente à pandemia do novo coronavírus de forma rápida, adaptando rotinas, fluxos e linhas de cuidados. Houve também investimento em treinamentos para capacitação da equipe assistencial.
“Quando a pandemia começou tínhamos acabado de inaugurar o novo e moderno Pronto Atendimento, apto ao melhor e mais seguro cuidado aos nossos pacientes, sem perder de vista a segurança dos nossos médicos. Foi fundamental a utilização desse espaço no atendimento a esses pacientes acometidos pelo Covid-19”, enfatiza Erika.
O programa de ampliação e reforma do Biocor não parou mesmo com os desafios impostos pela pandemia da Covid-19. Assim, foram mantidas as obras de construção de mais quatro novas Salas Cirúrgicas, completa reforma e remodelação dos leitos de CTI Pediátrico, reforma e modernização dos leitos de internação de três andares do Bloco D, além da reforma e ampliação de áreas médicas, consultórios, postos de enfermagem e toda a estrutura de apoio assistencial.
Com todos esses investimentos, o Instituto registrou o aumento de área assistencial, bem como aperfeiçoou a logística e a otimização dos fluxos de acolhimento.
“Permanecemos fiéis ao princípio da busca contínua de atender sempre mais e ainda melhor os nossos pacientes, fornecendo um excelente e seguro local para que médicos, profissionais da saúde e colaboradores prestem seus serviços à sociedade”.
Além do plano de expansão, o Biocor manteve investimentos em tecnologia e, também, permaneceu com todas as certificações nacionais e internacionais, como ISOs 9.001, 14001, 31000, 27001, ONA III, NIAHO e OSHAS 18001, bem como as correspondentes a ISO 50.001.
O segredo da continuidade de investimentos no Instituto foi, segundo Erika, a execução rápida e de qualidade no estabelecimento das normas e medidas de precaução, com tomadas de medidas de decisões criteriosas e imediatas, implementação de novas tecnologias e comunicação com os colaboradores.
“Dessa forma, foi possível responder com assertividade o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Aprimoramos ainda mais a nossa visão de mundo, em que a saúde não pode ser tratada como um mero fator exclusivamente político ou econômico, mas como valor humano.”
Que venha 2021
Pensando nos próximos passos do Instituto Biocor, Erika acredita que o cenário para 2021 ainda é incerto. “Temos muito, ainda pela frente, como por exemplo a cirurgia robótica. O que sabemos é que é preciso arregaçar as mangas e trabalhar duro para que possamos ser agentes transformadores.”
Apesar dos bons frutos colhidos em 2020, a diretora é cautelosa ao visualizar o caminho a se trilhar. “Como diria o nosso Mestre e Líder Dr. Mario Vrandecic, qualidade tem hora apenas de começar e nós já iniciamos essa caminhada.”
Esta matéria e outras você confere na edição 73 da Revista Healthcare Management.