Foi no sertão da Paraíba que Emanoel Licarião, atual presidente da Unimed Fama, viu no cenário de carência assistencial sua missão profissional. “Eu me sensibilizava com a tristeza dos moradores da região que não possuía atendimento de qualidade na Saúde”, conta
A vontade de mudar essa triste realidade fez com que Licarião se dedicasse nos estudos da Medicina. Médico, Cardiologista pela SBC/AMB, Especialista em Estimulação Cardíaca Artificial pelo DECA/SBCCV e PhD Cardiologia pela Faculdade de Medicina da USP/INCOR passou por importantes centros de referência do país, com destaque para a BP – Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Sua carreira profissional começou na Unimed Norte e Nordeste, e desde então coleciona passagens em instituições como Universidade Federal de Roraima, Hospital Geral de Roraima, Instituto de Cardiologia Sinai – Incordis e Unimed Boa Vista.
Aos 35 anos, Emanoel Licarião foi convidado para assumir a presidência da Federação das Unimeds dos Estados da Amazônia – Unimed Fama, cargo que ocupa até hoje.
O executivo afirma que, frente a este cargo, sua gestão segue o caminho da renovação frente ao cenário regional das cooperativas e da regulamentação de plano de saúde. “Tivemos que nos reinventar, já que as cooperativas pequenas não conseguem mais existir isoladamente. O mercado pede por essas mudanças”.
Licarião encabeçou o projeto, na Unimed Fama, para que as pequenas cooperativas se transformassem em prestadoras de serviços, assim preservando a saúde suplementar na região, a garantia de atendimento dos beneficiários do Sistema Unimed e também o posto de trabalho do médico, que continua atuando, gerando renda e cumprindo sua missão de cuidar.
A ação vem dando certo e, atualmente, a operadora concentra vidas espalhadas em toda a Região Norte, concentrando processos, maximizando resultados, mantendo a assistência médica aos usuários do Sistema Unimed, a geração de renda e fomentando economicamente a região. “Com esse tipo de organização, nós temos robustez para enfrentar um mercado competitivo e com diversos desafios que já existem e que ainda estão por vir”.
O presidente da Unimed Fama aposta na união entre os players da Saúde. “Só conseguiremos obter sustentabilidade na saúde através de um esforço coletivo. Hoje, não há mais espaço para líderes totalitaristas. É preciso que as pessoas e empresas construam soluções”.
Essa busca por um diálogo ainda maior, fez com que Licarião aproximasse os concorrentes da Unimed para que todos os players buscassem soluções em conjunto para o enfrentamento ao novo coronavírus. E foi assim, juntos, que conseguiram montar, em Manaus-AM, uma estrutura de apoio aos pacientes com Covid-19. “Não há espaço para vaidade em momentos de crises. Se só pensarmos no outro como concorrente, nós não teremos mais clientes para atender.”
Investimentos
A Unimed Fama tem atuado na verticalização dos serviços de saúde para derrubar as barreiras geográficas e culturais da saúde. “Estamos estimulando a qualidade dos atendimentos para que diminua a migração dos nossos clientes para outros Estados”.
Para fortalecer a Saúde da região, a Federação pretende investir na capacitação de seus colaboradores, por meio de parcerias com diversas instituições. “Queremos trazer profissionais de grandes centros para treinarem e qualificarem nossas equipes e, assim, garantir o fortalecimento regional”.
A Federação também tem investido em infraestrutura para melhor atendimento de seus pacientes. Possui três hospitais próprios na região, com o projeto de construir mais um esse ano, dois Núcleos de Reabilitação e Qualidade de Vida e um Centro de Cardiologia e Diagnóstico por Imagem, além de outros projetos que ainda estão em fase de desenvolvimento.
Assista a entrevista completa com Emanoel Licarião, atual presidente da Unimed Fama.