Doto Engenharia Integrada participa da construção do primeiro Hospital da Rede Mater Dei fora de Minas Gerais
A Rede Mater Dei está construindo seu primeiro hospital fora de Minas Gerais e a localização escolhida foi a cidade de Salvador, na Bahia. Com conclusão prevista para o segundo semestre de 2022, o Hospital Mater Dei Salvador atenderá diversas especialidades médicas em 63 mil m², além do centro médico de apoio com 10 mil m².
A empresa responsável pela elaboração dos projetos de engenharia de instalações do Hospital e Centro Médico é a Doto Engenharia Integrada. Segundo o diretor da empresa, Eng. Vitor Doto, o início do processo se deu com “o assessoramento para a aprovação dos projetos de arquitetura na prefeitura e o desenvolvimento de estudos de viabilidade para os empreendimentos com concessionárias e órgãos locais.”
Os trabalhos da Doto Engenharia seguem preceitos como a agilidade no atendimento, aplicação de tecnologias sustentáveis e a garantia de confiabilidade. O processo de desenvolvimento vem acontecendo de forma integrada, resultando na otimização do cronograma e projetos compatibilizados.
As novas instalações oferecerão 350 leitos e deve contar com 23 pavimentos, onde vão funcionar um centro de convenções, estacionamento, cerca de 62 consultórios e as áreas administrativas e de apoio. Além disso, a construção também terá áreas verdes internas e externas.
Segundo Doto, os maiores desafios encontrados na construção foram o formato circular da arquitetura e a disposição do empreendimento na cidade. “A dedicação do nosso time, desde a coordenação técnica ao processo construtivo do dia a dia, foi fundamental para superar dificuldades e garantir a confiabilidade dos sistemas.”
Os projetos do Hospital e Centro Médico foram desenvolvidos de forma simultânea. “Dessa forma, vamos ter uma única etapa de construção e vamos entrar em operação na mesma data.”
Dentre os trabalhos executados pela Doto Engenharia Integrada no Mater Dei de Salvador, é possível citar a elaboração dos projetos multidisciplinares de engenharia de instalação. “De forma integrada, trabalhamos com automação, eletricidade, luminotécnia, IT Médico, gás, hidrossanitário, combate a incêndio, telecomunicações, dentre outros.”
Com relação aos projetos de instalações para a tecnologia da informação, o trabalho combinou “uma infraestrutura das redes de telecomunicações em fibra óptica e equipamentos de alto desempenho para que a rede estruturada do Hospital Mater Dei tenha informações médicas de forma rápida e segura.”
Saúde em construção
O diretor da Doto Engenharia Integrada vê o setor da saúde como um nicho extremamente delicado e desafiador. “É uma área que exige estudos minuciosos de diferentes normas técnicas e legislações especificas.”
Por isso faz-se necessário um estreito envolvimento com a arquitetura e as equipes médicas e operacional, a fim de compreender a funcionalidade de cada ambiente e o entendimento da sistemática de cada unidade. “Apenas dessa forma, poderemos oferecer soluções técnicas sustentáveis com conforto e segurança para profissionais e pacientes.”
“Na área da saúde, para cada projeto elaborado realizamos um estudo minucioso para atender as particularidades do empreendimento.”, relata Vitor Doto, que já desenvolveu diversos projetos para o seguimento, em destaque o Hospital de Crônicos de São Paulo, Hospital Universitário de Sergipe, Hospital Geral Roberto Santos (Emergência e UTI Cardiovascular), ORTOPED, Day Hospital e Centro Médico TESLA, Centro Médico do Hospital da Bahia, Clinica NOVAMED, Clínica Mais Saúde, Laboratórios Leme, dentre outros.
“Nossa atuação prioriza a qualidade e as funcionalidades da infraestrutura de instalações, essenciais para proporcionar um atendimento de alto padrão com segurança e conforto”, pontua.