Novas torres da Santa Casa de Montes Claros oferecerão estrutura de ponta para usuários

Com 150 anos de história, a Santa Casa de Montes Claros investiu em sua estrutura ao longo dos anos para que a população fosse atendida nas melhores condições. Essa preocupação persiste ao longo de toda a sua história tanto que, hoje, a Instituição investe em sua ampliação por meio de duas novas torres de atendimento aos pacientes.

“Essas torres trarão um novo conceito em saúde para nossa região, além de mais capacidade de atendimento. A estrutura proporcionará um faturamento que vai complementar as receitas do SUS e tornar a Santa Casa economicamente autossustentável”, revela Maurício Sérgio Sousa e Silva, superintendente da Instituição.
A elaboração do projeto foi discutida amplamente entre médicos, diretores e engenharia da Santa Casa e a equipe da PHV Engenharia.

Projeto do novo Prédio Médico da Santa Casa de Montes Claros

“Foi tudo muito bem detalhado e estudado pela equipe técnica para proporcionar a melhor qualidade, segurança e condições para esse novo complexo.”

O projeto é composto por duas torres construídas dentro do complexo existente, em um terreno da própria Santa Casa, e possuem funções diferentes: uma destinada aos profissionais da saúde a outra para atendimento hospitalar.

Uma torre é destinada para os consultórios de médicos, dentistas, psicólogos, entre outros profissionais. “O foco dessa primeira torre é absorver estes profissionais para que eles tenham uma estrutura moderna e com toda comodidade em um único local.”

Todos os especialistas poderão usufruir de uma estrutura física na qual terão acesso para visitar e acompanhar seus pacientes. Com a nova torre, será possível tornar os atendimentos ainda mais práticos e acessíveis, uma vez que os médicos não precisarão se deslocar de seus consultórios para ir até um hospital.

A segunda torre será um hospital moderno e humanizado, com 120 novos leitos, dez salas cirúrgicas, dez leitos de CTI e uma área de apoio com diagnóstico de imagem, laboratórios, entre outros serviços.

“Essas torres foram planejadas para quem quer um espaço humanizado e moderno para atender os seus pacientes. Com estrutura moderna e tecnologia de ponta, o projeto vai permitir que o profissional adquira uma das salas e tenha, automaticamente, acesso a essa nova estrutura hospitalar.”

Sustentabilidade em todas as vertentes

Para chegar ao projeto final, a equipe de engenharia e arquitetura visitou diversos hospitais para avaliar as melhores formas de construir um edifício inteligente.

Projeto do novo Prédio Assistencial da Santa Casa de Montes Claros

“A presença de áreas mais humanizadas, cores mais leves e ambientes mais ventilados são alguns pontos em comum de diversos projetos e que estarão nas novas torres”, explica o superintendente da Santa Casa.

A sustentabilidade do investimento também está enraizada no modelo de negócio que as duas novas torres atenderão. “Firmamos uma parceria com a Construtora PHV e, com os recursos da venda das salas da torre dos profissionais da saúde, obteremos recursos para a construção de ambas as torres”, explica Sousa.

A segunda forma de trabalhar a sustentabilidade do negócio é em relação a forma como a torre hospitalar foi projetada, uma vez que ela será destinada a atender pacientes de convênio e particular. Ou seja, ela terá um faturamento que será utilizado na sustentabilidade do complexo hospitalar.

A estimativa é que as obras iniciem simultaneamente no primeiro semestre de 2022 e sejam concluídas em julho de 2025.

Esta matéria e muito mais você confere na edição 79 da Revista Healthcare Management.

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS