“O sistema de climatização do Mater Dei Salvador é o mais eficiente e sustentável do mundo”, afirma Joel Ayres da Motta Filho, da JAM Engenharia

O novo Hospital da Rede Mater Dei, em Salvador, é um marco na arquitetura da saúde brasileira, que leva para a capital baiana um empreendimento de mais de 61 mil m² de área construída, mais de 360 leitos, 21 salas cirúrgicas, dentre outras alas.

Trata-se de uma construção que preza por um conceito moderno e inteligente, apoiado por pilares da sustentabilidade.

Este trabalho contou com a participação da Jam Engenharia, dedicada a consultoria e instalação de sistemas de climatização. Para Joel Ayres da Motta Filho, diretor comercial da JAM, esse trabalho mostra a solidez da parceria com a Rede que já dura anos.

“Todos os quatro hospitais do Mater Dei têm a nossa assinatura no sistema de climatização e dessa vez não foi diferente. Temos muito orgulho de estar em mais uma obra que traz para a Bahia a excelência em serviços de saúde da Rede, aliada à uma inovação tecnológica em climatização no Brasil.”

Uma das novidades do trabalho executado foi a aplicação de vigas frias devido à ausência de motor elétrico, o que traz benefícios para o funcionamento do Hospital.

“Esse sistema dispensa o uso de energia elétrica, o que é um diferencial de sustentabilidade e preservação ambiental. Isso também gera menos ruídos e uma manutenção mais econômica”.

Os altos gastos com o sistema implantado são compensados pela melhor relação custo-benefício.

“O pay back e o benefício de qualidade compensam muito. O investimento inicial é mais alto, mas a vida funcional das vigas frias é mais econômica. Há também outras vantagens, como a manutenção anual e não mensal como em outros sistemas que usam ventiladores. Em poucos anos, o alto investimento é recuperado”, complementa Filho.

A JAM Engenharia utiliza o sistema de vigas há alguns anos, mas o projeto realizado para o Mater Dei Salvador tem um significado especial, pois é a maior obra hospitalar da América Latina com essa solução.

O trabalho contou com a ausência de filtro nas vigas, garantindo o cumprimento das normas que tratam da qualidade do ar.

O ar é filtrado e tratado antes de entrar no sistema de climatização, assim ele já chega adaptado nas vigas.

Esse é outro ganho em termos de Opex, pois há menos pontos de troca de filtros, uma vez que o ar é tratado antes de sua distribuição.

Os chillers usados no novo Hospital, desenvolvidos pela Midea Carrier, representam outra peculiaridade do projeto.

“Os refrigeradores que usamos no Hospital possuem alta performance e foram desenvolvidos exclusivamente para essa obra, como o sistema de chillers em série com redundância”, afirma o diretor.

Entre suas vantagens, os chillers em série permitem “a produção de equipamentos com elevada capacidade de resfriamento e o baixo consumo de energia, assim como a utilização de novos gases refrigerantes, que não afetam a camada de ozônio”.

Os chillers são equipados com compressores de moderna tecnologia resistentes às variações de temperatura e condensação, possibilitando uma maior eficiência energética.

O grupo JAM utilizou também um sistema exclusivo para geração de água gelada no projeto desenvolvido para o Hospital.

“No Mater Dei Salvador, o cliente solicitou um sistema único que fosse a última palavra em tecnologia e eficiência, pois o uso de ar condicionado na capital baiana é muito necessário. Logo, todo o investimento foi um pouco mais caro, porém o retorno do investimento é mais rápido do que em outros empreendimentos ditos eficientes”.

Essa e outras matérias exclusivas você confere na edição 37 da revista HealthARQ.

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS