Idealizado há dez anos pela Unimed Vale dos Sinos, o novo Hospital da Cooperativa iniciou suas atividades em maio de 2021 na cidade de Novo Hamburgo (RS). Com uma moderna infraestrutura de equipamentos e serviços, a Instituição se apoia na expertise da Sensedia, empresa focada em soluções de integração, a fim de aprimorar a comunicação com os clientes de maneira ágil e inteligente.
A primeira integração nos sistemas do Hospital foi entre o WhatsApp e o chatbot, o que possibilitou respostas rápidas e assertivas na comunicação com clientes. “Tudo acontece por comunicação via chat, como solicitação de segunda via de boletos, autorização e guias médicas, por exemplo.” explica o diretor de Negócios da Sensedia, Adilson Cavati.
“Por meio da nossa plataforma de APIs, integramos o aplicativo de pronto atendimento do Hospital à assistente virtual, que direciona o paciente ao PA ou ao agendamento de consulta com especialista”, acrescenta Cavati.
Investimento vantajoso
Além das integrações, era necessário monitorar e capitalizar oportunidades significativas dentro de sua rede. Por isso, o Hospital Vale dos Sinos optou por investir no Sensedia Events Hub, produto que auxilia na habilitação de uma Arquitetura Orientada a Eventos (EDA – Event Driven Architecture). “Esse produto reage aos Business Moments em tempo real e com comunicação assíncrona, trazendo mais agilidade, escalabilidade, resiliência e extensibilidade para a arquitetura de TI”, explica Adilson.
A EDA elimina a complexidade das aplicações que fornecem o serviço, permitindo que os desenvolvedores se dediquem ao código que gera inovação ao negócio. “Dessa forma, foi possível centralizar a comunicação com aplicações de clientes e parceiros, regulando o tráfego recebido de fora da organização”, afirma o diretor.
E para garantir mais segurança e padronização nas novas interfaces dos serviços, o Hospital também investiu no serviço de API Gateway, garantindo ao mesmo tempo uma aplicação mais moderna com os meios de segurança necessários. “Isso reduz o risco de ataques externos e permite uma resposta mais rápida para eventualidades.”
Todas estas evoluções no ambiente digital, feita pela Sensedia, proporcionou ao Hospital maior facilidade à sua equipe de TI, pois deu maior amplitude na capacidade de informações acessíveis. “O atendimento tornou-se mais simples, ágil, digital, dando um salto na experiência do cliente.”
Foco na inovação
Além da Unimed Vale dos Sinos, a Sensedia possui suas plataformas de integração em diversas instituições e empresas da Saúde, como Rede D’Or, Fleury, Athena Saúde, HapVida e SulAmérica.
Segundo Cavati, um dos principais fatores de crescimento da empresa na Saúde é sua sede por inovação. A prova disso é que a empresa já está de olho no Open Health. “Acredito que esse modelo revolucionará o mercado à medida que gera diversidade de ofertas que variam de acordo com o perfil do consumidor e proporciona um novo tipo de experiência nas plataformas digitais das empresas, facilitando os processos internos na rotina de quem trabalha na área.”
Para o diretor, o compartilhamento de dados clínicos permite ampliar a visão dos profissionais e promover melhores resultados, além de que deve mudar a interação dentro do setor. “O Open Health é uma tendência crescente em várias partes do mundo e vem para inovar a relação entre os sistemas de saúde e os pacientes. E nós iremos acompanhar de perto esse modelo.”