Nas últimas décadas, o uso da tecnologia na Saúde tem proporcionado um novo olhar ao atendimento ao paciente, à gestão hospitalar e o tratamento médico com base principalmente em dados.
Com isso em mente, o Hospital Santa Rita de Cássia, localizado em Vitória (ES), nos últimos anos, decidiu investir em soluções e equipamentos de última geração.
“Sabemos que a tecnologia é um grande aliado do setor e gera diversos benefícios, como procedimentos menos invasivos e uma recuperação mais rápida do paciente, além de identificar doenças em estágios iniciais e iniciar o tratamento precocemente”, comenta Marilucia Dalla, presidente da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), mantenedora do Hospital.
Dentre os investimentos realizados pela Instituição está a aquisição do primeiro robô cirúrgico do ES, em 2020: o Da Vinci Xi. O objetivo da compra foi agregar segurança e conforto ao paciente, uma vez que o procedimento se torna menos invasivo.
“Fazemos o possível para trazer a humanização em todos os processos, inclusive na recuperação, que é bem mais tranquila em cirurgia robótica”, aponta a gestora.
No mesmo ano, a Instituição adquiriu o Zeiss KINEVO 900, um dos microscópios neurocirúrgicos mais avançados do mundo com sistema de visualização robótica. Segundo Marilucia, esse é o único equipamento do país a contar com todas as tecnologias adicionais disponíveis, sendo elas 3D 4K, QEVO, Blue 400 e IR 800.
“Depois de muita pesquisa, nossa equipe de neurocirurgia concluiu que o aparelho oferece uma tecnologia disruptiva em termos de visualização. O sistema robótico desse microscópio permite que o cirurgião dê comandos ao aparelho para que determinadas posições sejam memorizadas pelo sistema e conta com funções por pedal, além de diferentes ângulos de visão.”
Em seu portfólio, o Santa Rita também conta com o sistema MultifiltratePRO para realização de hemodiálise contínua em pacientes graves assistidos em UTI e que não conseguem utilizar da hemodiálise convencional.
“Esse equipamento de última geração não tinha chegado ao ES. Por meio dele, agora, é possível oferecer melhor estabilidade aos pacientes com doenças graves, incluindo problemas pulmonares provocados pela Covid-19.”
Além disso, o Hospital também está investindo no setor de Medicina Nuclear com a implantação do exame de diagnóstico por imagem PET-CT, previsto para entrar em funcionamento ainda neste ano.
“Esse equipamento une os setores de medicina nuclear e radiologia, possibilitando a identificação e localização de tumores malignos em fase inicial com extrema precisão.”
Com tantos investimentos tecnológicos, o Hospital tornou-se pioneiro no estado do ES com relação a diversos procedimentos, como no Transplante de Medula Óssea Autólogo e de Medula Alogênico, por exemplo.
“O propósito da Afecc-Hospital Santa Rita é ‘Nosso amor se traduz em cuidar de você’ e é exatamente o que fazemos ao trazer novas técnicas e tratamentos eficazes, considerados seguros e eficientes.”
Marilucia acredita que esses e outros investimentos contribuem para mostrar que o Santa Rita está atento aos avanços na área médica. “Se é para trazer benefício para o paciente, nós estamos atentos e prontos para investir. É assim que atuamos e é assim que seguiremos atuando.”
Leia Mais:
Hospital Santa Rita de Cássia conquista ONA Nível III e mira acreditação internacional
CLIQUE AQUI E CONFIRA A 83 EDIÇÃO DA HCM