A XP Inc. anunciou aquisição totalitária da BTR Benefícios e Seguros. A negociação permitirá que a XP Seguridade fortaleça ainda mais sua atuação na frente de Saúde e Benefícios, com foco em clientes corporativos. A gestão de planos de saúde hoje é um tema prioritário na pauta do mercado corporativo por representar o 2º maior custo à maioria das empresas, atrás apenas da folha de pagamentos.
“A aquisição da BTR acontece em um momento muito oportuno, quando estamos fomentando cada vez mais produtos e serviços voltados às pessoas jurídicas alinhados com a estratégia do XP Banco de Atacado. A diversificação de produtos que gerem valor agregado aos clientes e melhorem suas experiências é, e sempre será, o foco da XP”, destaca Roberto Teixeira, Sócio e Head da XP Seguridade.
O anúncio ocorre em um momento aquecido do mercado de saúde no Brasil. De acordo com dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o setor apresenta tendência de crescimento do número de beneficiários com 49.789.947 usuários em planos de assistência médica e 29.894.874 em planos exclusivamente odontológicos, em junho de 2022. Em relação aos planos médicos, houve crescimento de 3,32% no número de beneficiários na comparação com junho de 2021. Já nos planos exclusivamente odontológicos, o crescimento foi de 7,44% no último ano.
“Estamos construindo a mais completa plataforma de gestão de planos de saúde e benefícios corporativos do mercado, com tecnologia e excelente experiência do usuário. Nosso foco está em entregar a mesma experiência que a XP já possui em outras linhas de negócio.”, afirma Bruno Autran, fundador da BTR e, agora Sócio e Head de Saúde e Seguros Corporativos da XP Seguridade.
Em setembro de 2021, XP e BTR assinaram o acordo que iniciou a parceria, que previa a opcionalidade pra XP comprar a BTR ao final de 12 meses. “Nesse primeiro ano focamos nossa atuação em pequenas e médias empresas, mas agora vamos ampliar o escopo e atuar fortemente com clientes corporate, de maior porte”, diz Autran.
Lançada há apenas 3 anos, a XP Seguridade já possui mais de R$ 40 bilhões de ativos sob custódia, com destaque para as frentes de Previdência e Seguro de Vida. A marca já é a sexta maior do país em previdência privada, tendo terminado 2021 na liderança em captação líquida.