Investir em uma cultura que cuida do colaborador é uma prática cada vez mais associada ao sucesso das empresas. Segundo pesquisa da Deloitte acerca da percepção de executivos e colaboradores sobre a cultura organizacional da empresa em que trabalham, aproximadamente 83% dos entrevistados acreditam que contar com “colaboradores motivados e engajados” é o principal motivo para o sucesso das empresas.
Atenta às tendências do mercado e buscando ter colaboradores motivados, a Rede Mater Dei tem consolidado um conceito de gestão centrado no crescimento profissional e humano de todos os seus colaboradores. O presidente da empresa, Henrique Moraes Salvador, explica:
“A gestão de pessoas está intrinsecamente ligada às operações das instituições. A condução positiva desta engrenagem diz respeito não só ao resultado final na ponta e ao atendimento ao paciente, mas também à realização profissional dos nossos colaboradores. Na Rede Mater Dei de Saúde trabalhamos diversas vertentes relacionadas a esta gestão”
Programas da Rede Mater Dei para os colaboradores
Segundo Salvador, ações como o Programa Sugestão Criativa, que incentiva a participação direta dos colaboradores na melhoria de processos da empresa, e premiações para aqueles que se destacam no trabalho, são exemplos de uma cultura organizacional que os valoriza e reconhece como essenciais para o sucesso da empresa.
Um dos pilares para o sucesso da gestão de pessoas da empresa, conta o presidente, é o investimento realizado na educação: “A Rede Mater Dei de Saúde sempre investiu muito na educação das pessoas. Hoje nós temos mais de 100 bolsas de estudos para graduação, pós-graduação e MBA. Demonstrando a cultura Mater Dei, incentivamos nossos talentos.”
Apontando a meritocracia como valor importante para estimular o desenvolvimento de seus talentos, a Rede Mater Dei preencheu mais de 30% das atuais posições da empresa através de recrutamento interno, ressalta Salvador.
Esse processo, conta, também é replicado aos familiares que participam da sucessão da empresa: “O processo de troca de gestores no Mater Dei é galgado na meritocracia dentro da própria família e em regras claras de ascensão, preparação para o cargo e na preocupação de perenidade.”
Além de proporcionar caminhos para o desenvolvimento profissional e oportunidades de crescimento dentro da empresa, o Mater Dei também se preocupa com o bem-estar e a saúde dos colaboradores, acrescenta o presidente. Por isso, fornece plano de saúde exclusivo para o colaborador e seus dependentes e ações de descompressão e reconhecimento.
Esses esforços ajudaram a empresa a conquistar, pelo segundo ano consecutivo, em 2022, o selo da GPTW de Excelente Empresa Para se Trabalhar, certificação importante no mercado que reconhece empresas que promovem cuidados com a saúde e educação de seus colaboradores, bem como medidas para maior inclusão e diversidade dentro da empresa.
Salvador ressalta que, para continuar fortalecendo o compromisso do cuidado com as pessoas, “há que se encontrar um propósito que transcenda o simples crescer por crescer, assumindo um compromisso permanente com a excelência, com o oferecimento do que há de melhor para as pessoas.”