Dasa investe na escuta ativa de seus colaboradores para fortalecimento da equipe

Focada em gestão de pessoas, empresa realiza promoção à diversidade e saúde de seus times

O investimento em gestão de pessoas tem se tornado um grande aliado na melhora da produtividade dentro das empresas. Estudos comprovam, por exemplo, que um ambiente agradável de trabalho contribui para a redução dos índices de rotatividade e absenteísmo.

Sabendo disso, a Dasa tem investido em programas cada vez mais robustos de cuidado ao colaborador, principalmente após a sua virada de marca, em abril de 2021. O diretor de Produtos, Pessoas e Cultura da empresa, Venâncio Guimarães ressalta que o objetivo da área é “cuidar de quem cuida”.

“Expandimos nossos investimentos em gestão de pessoas com programas de formação de uma liderança humanizada, de valorização da diversidade, modernização, desierarquização, e, principalmente, felicidade das pessoas”, comenta Guimarães.

Segundo Guimarães, são esses pilares que ajudam a atrair e reter uma grande pluralidade de talentos no mercado, não apenas com base em currículo, mas também na real potencialidade das pessoas que desejam trabalhar na empresa.

Aplicando conceitos

Nos últimos anos, a Dasa tem desenvolvido e aprimorado programas voltados aos cuidados com a saúde dos seus colaboradores. Por meio da plataforma “Dasa Cuida” que engloba programas em cinco aspectos da vida do colaborador: físico, espiritual, intelectual, relacional e emocional.

O diretor comenta sobre resultados positivos de alguns dos programas oferecidos pela empresa aos colaboradores: “Nossos benefícios vão desde o incentivo a práticas esportivas, até descontos em produtos e serviços voltados ao lazer. Também, passamos a oferecer apoio à gestão financeira, questões jurídicas e realizar o acompanhamento de saúde mental dos colaboradores. Além disso, disponibilizamos atendimentos de prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e a manutenção da saúde dos colaboradores por meio de clínicas de atenção primária e uma plataforma digital de saúde integral.”

Para que os cuidados se traduzam em benefícios é necessário mensurar o impacto desses programas. Pensando nisso, a empresa lançou, em 2021, o Pulso Dasa, uma pesquisa de clima semanal que, segundo Guimarães, visa entender a percepção das pessoas sobre fatores que impactam o ambiente de trabalho, como estrutura, desenvolvimento e bem-estar.

Diversidade e inclusão

Hoje com 50 mil colaboradores, a Dasa busca estimular a promoção de uma cultura diversa e inclusiva, que garanta equidade, respeito e empoderamento, conta Guimarães. Para isso, a empresa tem realizado ações que já impactam positivamente na representatividade do quadro de colaboradores.

“Nossa representatividade racial já é praticamente um reflexo da realidade do país, e 55% de nossos colaboradores se declaram negros. Além disso, a maioria é feminina – 78%. É motivo de muito orgulho ter tantas mulheres engajadas em nosso propósito de transformar a saúde no Brasil”, pontua o diretor de Produtos, Pessoas e Cultura da empresa.

Guimarães também comenta que está sendo realizado o novo censo de diversidade de 2022 na empresa, ressaltando que a Dasa contratou mais de 30 colaboradores transgênero em 2021. “O objetivo é continuar trabalhando para que a pluralidade esteja cada vez mais presente no dia a dia”, afirma.

Ações como a criação de uma área dedicada exclusivamente à diversidade e inclusão e o lançamento de um comitê de diversidade são apontadas pelo diretor como essenciais para a consolidação e evolução dos processos de diversidade e inclusão dentro da empresa.

A cultura da Dasa em prática

Para Guimarães, “a Dasa conecta conhecimento e tecnologia para desafiar os modelos antigos de gestão”. O executivo afirma que a empresa busca realizar ações pautadas em inovação e sustentabilidade, o que inclui, por exemplo, a escuta ativa dos seus colaboradores. Pensando no futuro, a empresa investe em programas de liderança e desenvolvimento profissional para seus colaboradores, conta.

Dessa forma, segundo Guimarães, a Dasa aposta no desenvolvimento do autoconhecimento e na promoção de uma cultura mais positiva dentro da empresa, levando gestores a criarem hábitos mais saudáveis de liderança e contribuindo para o equilíbrio pessoal e profissional dos colaboradores. Assim, eles se engajam mais quanto ao ambiente de trabalho e o turnover da empresa diminui.

Guimarães afirma que o maior desafio do processo é difundir essa cultura única entre os mais de 50 mil colaboradores do ecossistema da empresa, espalhado em mais de 980 unidades por todo o país. Por isso, segundo ele, “o time de Pessoas e Cultura trabalha de forma horizontal, com reuniões, trocas, visitas, distribuição de conteúdo, lives e pesquisas para reforçar os valores da Dasa e ser a saúde que as pessoas desejam e que o mundo precisa.”

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS