Dados divulgados pela Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados) seguem indicando tendência de queda nas taxas de mortalidade e média de permanência. Neste mês, a publicação Indicadores Hospitalares Anahp apresenta resultados computados entre janeiro e agosto de 2022, comparando com o mesmo período do ano passado.
A taxa de mortalidade institucional registrou queda de 1,54 ponto percentual (p.p.) na comparação proposta pelo material, passando de 3,64% para 2,10%. Já a média de permanência caiu de 4,85 para 4,28 dias. Indicadores como estes seguem mostrando os efeitos do arrefecimento da pandemia de Covid-19 que, no ano passado, antiga seu pico, e do número de vacinados contra a doença no país.
O índice de absenteísmo segue mais alto quando comparado o período de janeiro a agosto de 2022 com o mesmo período de 2021. Atualmente, o indicador registra a marca de 3,52%, enquanto no ano passado estava em 3,17%. Porém, este índice apresenta queda conforme os recortes apresentados em meses anteriores: janeiro a junho/22 (3,71%) e janeiro a julho/22 (3,66%).
Outro índice que vem ganhando destaque desde o início da divulgação dos indicadores mensais é o gasto com pessoal na distribuição de despesa total das instituições. No recorte apresentado, o custo com pessoal ainda representa a maior fatia, representando 43,73%. No ano passado, esse valor era de 33,67%, ainda assim referente a maior parte das despesas.
As informações são parte da publicação mensal Indicadores Hospitalares Anahp, que busca destacar indicadores hospitalares referente à qualidade hospitalar, assistência operacional, gestão de pessoas, e índices econômico-financeiros.
Há mais de 15 anos, a Anahp compartilha anualmente com o mercado os indicadores de desempenho de suas instituições associadas por meio do Observatório Anahp. Para ampliar a capacidade de análise e identificação das tendências do setor, a entidade também divulga um grupo selecionado de indicadores mensalmente, com o objetivo de disponibilizar informações relevantes sobre o desempenho dos serviços de hospitais privados.