Localizado na Praia Grande, litoral do estado de São Paulo, o novo Hospital IGESP teve seu projeto de arquitetura assinado pela LN Arquitetura. O escritório, dedicado ao gerenciamento e gestão de projetos corporativos, foi convidado para o projeto pela WJB Construções e pelo CEO da Trasmontano Saúde, Júlio Lobato.
Com aproximadamente 35 mil m², o Hospital contará com UTI, Pronto Atendimento, Centro de Diagnóstico, Heliponto e alta tecnologia para atender cirurgias complexas.
“O objetivo é oferecer o melhor atendimento hospitalar da cidade, uma vez que a região é bem carente neste serviço. Isto com certeza trará muitos empregos, crescimento econômico e modernidade para todo o entorno, além de estimular a melhoria continua dos concorrentes”, afirma Leni Quirino de Oliveira, CEO da LN Arquitetura.
Com uma equipe empenhada, a empresa conseguiu executar todo o escopo da obra e suas etapas complementares, sendo elas, Projeto Arquitetura e coordenação dos Complementares: elétrica, hidráulica, sistemas-TI, ar condicionado, combate incêndio. Além disso, cuidou de todas as aprovações da Prefeitura e da Vigilância Sanitária, que foram de suma importância para evitar retrabalhos no projeto.
Porém, como toda grande obra, o empreendimento do Hospital IGESP também apresentou dificuldades. Segundo Leni, o conceito do estudo inicial não coincidia com as necessidades da Instituição e não atendiam a toda legislação necessária na área da saúde.
Para resolver o problema foi traçado um novo Planejamento do Projeto, que contou com fluxos internos otimizados e acessos mais nítidos. “Superamos as dificuldades mostrando todos os pontos não aceitáveis e as novas necessidades do Hospital. Isso ocasionou em um novo projeto, com o Novo Plano Diretor, com layouts estabelecidos e fluxos internos otimizados e acessos mais claros, sendo necessária a criação de subsolos e fluxo exclusivo para os Pronto-Atendimentos, além de fachadas mais modernas, entre outros itens”, complementa.
A dedicação e empatia por parte da LN Arquitetura com essas necessidades e exigências demandadas são, na visão de Leni, um dos diferenciais do projeto.
“Dedicamos atenção máxima às exigências do Grupo Trasmontano IGESP e tivemos uma ótima sinergia nesse processo, trazendo este resultado espetacular de arquitetura que o Hospital leva ao litoral de São Paulo”.
Trajetória
Fundada em 1991 por Leni, a LN Arquitetura conta hoje com uma equipe composta por arquitetos urbanistas, designers e engenheiros. A missão principal do escritório é transformar conhecimento e planejamento em resultados concretos.
No portfólio da área hospitalar, a LN coleciona diversos projetos para empresas e instituições do setor. Dentre elas, os estudos de viabilidade técnica, planos diretores, projetos legais e projetos executivos para o Grupo Amil, Hcor, Drogasil, Droga Raia, DASA, entre outros.
O escritório também oferece serviços em diversas áreas arquitetônicas, como construções, gerenciamento de obras, space planning (planejamento de ocupação) e otimização de processo de trabalho visando ganho de espaço e custo.