Proporcionar o máximo de conforto para o paciente tem se tornado uma premissa cada vez mais importante para os estabelecimentos de Saúde. Para que isso aconteça, profissionais de diversas especialidades precisam trabalhar juntos para criar ambientes que sejam, além de funcionais, confortáveis para quem permanece ou apenas transita pelos espaços de Saúde da empresa.
Um dos elementos que compõem esse tipo de atualização é a iluminação. Profissionais da Rede D’Or, junto a Senzi Lighting, passaram a se preocupar mais em como escolher e posicionar as luzes dentro dos ambientes, como explica a sócia-diretora da Senzi Lighting, Neide Senzi.
A arquiteta afirma que paradigmas diferentes passaram a ser mais valorizados e observados pelos gestores do grupo, como uma iluminação que promove o conforto visual, um ambiente mais identificado com o padrão da marca, integração entre arquitetura e iluminação e a otimização da quantidade de luminárias, pensando na facilidade operacional e na redução de custos com energia.
“Tudo isso faz parte de um pacote de soluções simples, que corroboram com a preocupação pelo bem-estar do paciente e, ao mesmo tempo, com uma rotina mais funcional para os colaboradores.”
Iluminando a Rede D’Or
Empresa importante para o sistema de saúde brasileiro, a Rede D’Or conta com os serviços da Senzi Lighting há 12 anos. Segundo Neide, tudo começou quando um dos gerentes visitou um hospital com o projeto de iluminação da empresa e ficou impressionado com a qualidade do resultado. Desde então, a parceria rendeu 15 projetos para hospitais e mais de 40 ambulatórios desenvolvidos.
De acordo com a sócia-diretora, o projeto para o Copa D’Or Star em Copacabana foi um divisor de águas nessa parceria, porque “foi um projeto sofisticado, exigente do ponto de vista estético, de conforto, com elementos diferenciados de interiores, arquitetura e que mudou completamente o cenário dos hospitais do Rio de Janeiro, alinhando tecnologia, bom atendimento e ambientes requintados”, afirma.
Nesse projeto, o objetivo era criar um ambiente que transformasse a experiência do paciente, de forma a reduzir o seu estresse e proporcionar uma estadia com mais conforto durante a internação. Neide afirma que projetar a iluminação do primeiro hospital da rede Star, linha de unidades de alto padrão da Rede D’Or, foi um grande aprendizado para todos os envolvidos.
Esse conhecimento se deu a partir de muito alinhamento entre as duas empresas, a fim de que a Senzi Lighting pudesse realmente entender a linguagem da marca e os padrões estéticos dos hospitais da Rede D’Or. Para isso, foi necessária uma integração completa entre as equipes do projeto: arquitetura, interiores, paisagismo, instalações, a equipe técnica do cliente e também colaboradores da diretoria e coordenação de obras.
Neide avaliou a parceria como positiva: “Houve perfeito sincronismo no atendimento a cronogramas e uma leitura precisa das necessidades. Adequamos cada projeto à sua realidade, o que trouxe sempre um desafio a ser superado. Mas, estivemos em perfeita unidade de comunicação e entendimento com a Rede D’Or.”
Para isso, a sócia-diretora conta que foi importante o comprometimento das equipes estarem disponíveis o tempo todo para as demandas do projeto. Ela ressalta, junto a isso, a necessidade de entender os inputs e transformar as expectativas em um produto viável e exequível.