A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou em pronunciamento que irá valorizar o diálogo com a sociedade civil e promoverá uma “interlocução minuciosa entre Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Ministério da Saúde”.
“O Brasil que a gente quer ver emergir é marcado pela reconstrução, renovação e agendas novas. Por isso, é muito importante estar aqui nesse novo momento”, disse Nísia.
A afirmação foi feita durante a primeira reunião da gestão da ministra com a Mesa Diretiva do Conselho, que é uma instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS) responsável por fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde.
Nísia também tratou de estratégias para fortalecer e aprimorar a gestão compartilhada do SUS com entidades representativas, respeitando a administração de caráter tripartite (União, estados e municípios) do serviço público.
A reunião contou com a presença do secretário-executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa, e do presidente do CNS, Fernando Pigatto.