Hospital Santa Catarina de Blumenau é o 2° melhor para se trabalhar no Brasil em 2022
Mais da metade das pessoas empregadas no mundo se afirmaram estressadas devido ao trabalho em 2022, segundo pesquisa da Gallup. Em direção contrária a esse cenário, o Hospital Santa Catarina de Blumenau investe há mais de uma década em projetos que visam cuidar do bem-estar de seus colaboradores.
“Em qualquer segmento, o investimento nas pessoas é de vital importância. Especialmente trabalhando com serviços de saúde, em que lidar com a vida das pessoas é uma atividade diária”, explica o superintendente Geral da Instituição, Maciel Costa, que valoriza a importância da área para o desenvolvimento da corporação, de maneira geral.
Consciente dessa importância, a supervisão de Recursos Humanos do hospital, Sirlete Krug, ressalta que o desenvolvimento de ações estruturadas e planejadas, de forma consistente, impactaram na cultura da organização.
Dentre essas ações está o programa chamado “Plantando Bem-estar”, em que o enfoque é desenvolver os pontos fortes de cada colaborador, “abandonando o desenvolvimento pautado exclusivamente nos pontos negativos”, como explica o superintendente Geral, Maciel Costa.
Junto a isso, a empresa estabeleceu uma cultura de comunicação clara entre alta direção e corpo funcional. Segundo Costa, encontros semestrais com toda a equipe reforçam a valorização dos colaboradores.
Além disso, para o superintendente, quando essa valorização das pessoas é feita de forma estruturada, a compreensão e o respeito à diversidade e inclusão são incorporados de forma natural ao longo do processo.
Em sintonia com esse pensamento, foi criado o Comitê de Inclusão e Diversidade, responsável por trazer, ao diaadia dos colaboradores, assuntos que promovam a conscientização em relação ao tema e enalteçam a relevância da diversidade cultural.
Futuros líderes no radar
Além de valorizar o ser humano nas dimensões social e cultural, a instituição desenvolve um trabalho de identificar e potencializar habilidades de liderança em seus colaboradores, por meio do programa “Inspirando Pessoas”.
O superintendente de Operações, Genemir Raduenz, conta que “durante aproximadamente dois anos, esses colaboradores são acompanhados e recebem conteúdos, insights e demais subsídios para que entendam o papel de um líder e saibam se possuem sintonia com esse perfil.”
Segundo Raduenz, esta formação prepara o líder para valorizar as pessoas e relações, valores que são fundamentais para a empresa. Dessa forma, explica, os ideais da empresa são transmitidos para os pacientes com mais clareza, traduzindo-se em um melhor atendimento.
Consistência saudável
Reconhecido pelos seus colaboradores, por meio da GPTW, como o segundo melhor hospital para se trabalhar no Brasil em 2022, o HSC Blumenau também enfrenta desafios para manter o “ambiente oxigenado, renovar as práticas e incorporar as demandas atuais do mercado”, comenta Sirlete.
O acolhimento das diferentes prioridades da nova geração e a sustentabilidade do negócio são exemplos de desafios enfrentados pela supervisora de Recursos Humanos em sua rotina.
Apesar disso, Raduenz aponta que índices como um turnover abaixo de 2,5% e a promoção interna de 10% dos colaboradores em 2021, demonstram que o caminho de tornar a Gestão de Pessoas uma pauta estratégica, deu certo.