Hospital São Marcelino Champagnat é reconhecido pela JCI

O Hospital São Marcelino Champagnat, em Curitiba, além de pertencer a esse seleto grupo de instituições, é o único do estado do Paraná a ser reconhecido pela Joint Comission International (JCI).

Acreditações hospitalares são conquistadas devido ao reconhecimento das boas práticas de elevado padrão de qualidade e segurança nas instituições.

Mesmo diante de tamanha importância, apenas 6,5% dos hospitais possuem algum tipo de acreditação no Brasil, segundo dados do IQG – Health Services Accreditation.

O Hospital São Marcelino Champagnat, em Curitiba, além de pertencer a esse seleto grupo de instituições, é o único do estado do Paraná a ser reconhecido pela Joint Comission International (JCI).

Juliano Gasparetto, diretor-geral do Hospital São Marcelino Champagnat, conta que para receber a acreditação JCI o hospital precisa ter seus processos e fluxos, bem como, sua cultura adaptadas.

“Essas boas práticas são norteadas por um manual internacional, que eleva constantemente os níveis de qualidade, aprendizagem organizacional e segurança assistencial. Para nós, receber pela terceira vez essa acreditação é a certeza de que estamos mantendo nosso compromisso com os hábitos do manual.”

A entidade, com mais de 900 colaboradores, encontrou desafios desde a primeira vez que passou pelo processo de acreditação pela JCI.

Gasparetto conta que o principal deles ocorreu no amadurecimento e desenvolvimento da cultura da qualidade e segurança. “Foi necessário descentralizar os conceitos e fazer com que o time que realiza a assistência direta ao paciente, tenha consciência e entendimento das suas ações e que o sistema de qualidade e segurança é deles. Também vencemos a barreira de turnover para garantir o conhecimento organizacional e manutenção.”

Melhorias com a acreditação

Desde a primeira conquista, Gasparetto conta que houve melhorias significativas de estrutura e corpo clínico do Hospital.

Hospital São Marcelino Champagnat-Juliano Gasparetto
Juliano Gasparetto, diretor-geral do Hospital São Marcelino Champagnat.

“Nossos indicadores-chave tiveram grandes avanços. Observamos um aumento na adesão aos nossos bundles de prevenção de infecção, protocolos gerenciados, metas internacionais de segurança, além do aumento do Net Promoter Score (NPS) que mede a lealdade do cliente. Observamos também a redução dos indicadores de infecção.”

O diretor ressalta ainda que o trabalho para manter a qualidade e segurança é constante. E completa dizendo que o Hospital São Marcelino Champagnat está sempre em busca de melhorias em setores e processos.

“Além de sermos referência em qualidade, segurança e eficiência, estamos progressivamente melhorando o nosso acolhimento aos pacientes”, afirma.

Próximos passos do Hospital São Marcelino Champagnat

A conquista da acreditação é um importante divisor de águas para o Hospital. “A acreditação é um pilar norteador do nosso planejamento estratégico, visto que estamos na constante busca de ser referência no que realizamos, tanto na qualidade quanto na segurança assistencial. Por isso ter essa conquista é de extrema relevância para a instituição.”

O diretor ainda entende o papel social da instituição. “Consideramos que temos papel fundamental para melhorar o sistema de saúde de nossa região, visto que servimos de referência para ajudar outros hospitais a melhorarem seu desempenho.”

A entidade possui 126 leitos de internação, 48 consultórios médicos, mais de 60 leitos de UTI e atende mais de 50 especialidades.

O Hospital São Marcelino Champagnat conta com equipes de especialistas, com mais de 950 médicos credenciados. Tudo isso com o suporte de uma estrutura hospitalar moderna, tratamentos e protocolos reconhecidos e seguros, e equipamentos de alta tecnologia.

Leia essa e outras reportagens exclusivas na edição 86ª da revista Healthcare Management, clicando aqui!

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS