Buscando maior fôlego em sua gestão, o Hospital Municipal de Araucária (PR) passou a ser administrado pela Santa Casa de Chavantes.
Sistema sobrecarregado, desmotivação da equipe, sucateamento da infraestrutura e falta de transparência são alguns dos motivos que reforçam a importância de parcerias público privadas.
Buscando esse maior fôlego em sua gestão, o Hospital Municipal de Araucária (PR) passou a ser administrado pela Santa Casa de Chavantes.
Implantando um modelo de governança eficiente, resolutivo e escalável, o novo comando visa garantir melhorias para a instituição. Caroline Lima, diretora-geral do HMA, explica como foi a tomada de decisão para mudar a gestão.
“A alternativa de passar adiante o comando do HMA foi vislumbrado, sonhado e revisto diversas vezes. Sempre pensando na possibilidade de instalar o modelo de administração da Santa Casa de Chavantes, que atua com transparência e assistência diferenciada.”
O novo contrato tem valor mensal de pouco mais de R$ 4 milhões e promete muitas melhorias.
Agora, o pronto atendimento passa a ser “porta aberta”, para dividir a demanda com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Há também previsões de aumento no número de cirurgias eletivas e outros procedimentos.
Durante a transição de regimes, Caroline conta que buscou compreender tanto as dores e realidades do município como o que a entidade se comprometeu em seu plano de trabalho.
“Fiz a intermediação das equipes de transição, do grupo técnico com o grupo que atuava enquanto município e tudo fluiu muito bem, com grande alinhamento”, conta.
Metas Santa Casa de Chavantes no HMA
Com a entrada da Santa Casa de Chavantes no HMA, o contrato prevê algumas metas a serem cumpridas. A definição desses indicadores é feita em edital, ou seja, pelo órgão público, com base no histórico do município e da rede de saúde, além dos indicadores de qualidade que também seguem esses mesmos índices.
Ao assumir o Hospital Municipal, a Santa Casa de Chavantes se comprometeu em realizar, no mínimo, 1.500 exames de raios x, 250 ecocardiogramas, 165 endoscopias, 300 mamografias, 200 eletrocardiogramas, 135 tomografias, 150 testes ergométricos, 75 colonoscopias, 25 biópsias de próstata, 93 cirurgias eletivas e 110 consultas ambulatoriais. Além de cirurgias, o contato também inclui a gestão da maternidade, de leitos de UTI e do Pronto Atendimento Infantil.
Caroline se diz satisfeita com a parceria e as melhorias implantadas.
“A Santa Casa carrega em seu escopo robustez para atuar em qualquer Estado. A entidade traz uma equipe forte para atuar em implantações e realizar transições por possuir vasta experiência. Nesse escopo, estão experts em administração, finanças, jurídico, Rh e, claro, equipe multidisciplinar assistencial.”
Leia essa e outras reportagens exclusivas na edição 86ª da revista Healthcare Management, clicando aqui!
Leia Mais:
Confira entrevista exclusiva com Anis Mitri, presidente da Santa Casa de Chavantes, no Healthcast. Clique aqui.
Healthcare Platform anuncia Santa Casa de Chavantes como Patrona. Clique aqui.